Páginas

21 de agosto de 2017

DEM VAI TER CANDIDATO PRÓPRIO À PRESIDÊNCIA’, DIZ RODRIGO MAIA

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que o seu partido terá um candidato próprio à presidência da República em 2018.

Perguntado se seria ele o postulante, Maia brincou: “Sou pré-candidato à presidência… da Câmara dos Deputados”. Ele ainda afirmou que na próxima eleição não haverá mais a polarização entre PT e PSDB.

Em trajetória de ascensão, o DEM tem tentado atrair nomes do PSDB, PSB e de outros partidos para aumentar sua influência política e sua bancada no Congresso. Recentemente, lideranças do partido se aproximaram do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que trava uma disputa silenciosa com o seu padrinho, governador Geraldo Alckmin (PSDB), para se lançar candidato em 2018.

Maia, no entanto, negou o interesse em Doria. “Ele é do PSDB. Doria e o Geraldo vão se entender no PSDB”, disse. Nos últimos pleitos presidenciais, o DEM sempre se portou como uma “força auxiliar” do PSDB.
Distritão

Ao tratar da proposta de reforma política, Maia afirmou que o modelo “distritão” tende a “renovar” mais o Congresso do que o sistema atual proporcional de lista aberta. “Sistema majoritário renova mais que o sistema proporcional, que é muito mais conservador”, disse ele, negando a tese de que o “distritão” favorece a reeleição de deputados.

Apesar disso, ele admitiu que o sistema encampado pela Câmara tem defeitos e que ele será apenas uma “transição” para a adoção do distrital misto nas próximas eleições. Conforme o projeto, que deve ser votado nesta semana na Casa, a ideia é que em 2018 passe a valer o “distritão” e a partir de 2022, o distrital misto.

O “distritão” é um sistema em que o eleitor vota apenas em candidatos os mais votados são eleitos, independentemente do desempenho dos partidos. Atualmente, as vagas são preenchidas levando em conta tanto a votação individual quanto os votos recebidos pelas legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário