Páginas

15 de julho de 2017

APÓS VOTO NA CCJ, PMDB TIRA CARGOS DE RELATOR

Em retaliação ao voto pela admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer, o PMDB tirou o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) da função de vice-líder do partido na Câmara e de coordenador da bancada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a pressão dos peemedebistas, o próximo passo deve ser substituí-lo na comissão, considerada a mais importante da Casa.

O líder da bancada, Baleia Rossi (SP), admitiu a possibilidade de destituir Zveiter da comissão. “Vamos fazer essa avaliação. Eu poderia ter feito essa troca assim que ele foi escolhido como relator. Achei que não era o momento razoável. Agora existe uma determinação do partido para que os deputados em plenário acompanhem a decisão da legenda”, disse.

O partido, com essas medidas, pode impedir Zveiter de ser potencial relator de novas denúncias que são esperadas contra Temer na Câmara, como por obstrução da Justiça e organização criminosa. O PMDB também fechou questão e seus deputados terão de votar contra a denúncia no plenário, sob o risco de serem punidos com suspensão de até três meses. Como os parlamentares estão entrando em recesso, a mudança na CCJ deve ocorrer só em agosto.

O deputado fluminense não foi informado oficialmente pelo partido sobre a perda das funções na bancada. Ele ficou sabendo pelo Estado. Zveiter disse que defenderá no dia 2 de agosto, quando a denúncia será submetida ao plenário da Câmara, os mesmos argumentos usados em seu parecer. “Vou defender meu voto lá”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário