Páginas

2 de fevereiro de 2017

MAIA ESTÁ GARANTIDO PELO STF E É FAVORITO NA ELEIÇÃO DA CÂMARA

Com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF) para concorrer à reeleição, Rodrigo Maia (DEM-RJ) entra hoje como favorito na disputa para presidente da Câmara dos Deputados.

Os adversários dele, no entanto, apostam no alto número de candidatos para rachar a base aliada do governo e levar o pleito ao segundo turno. A decisão do STF, no entanto, fortaleceu Maia a ponto de Rogério Rosso (PSD) desistir de concorrer. A vitória do parlamentar do DEM só não se confirmará se ocorrer uma zebra: mesmo se não conquistar os 358 votos dos partidos que declararam apoio formal, no segundo turno deve herdar o apoio de boa parte da oposição, que tem mais simpatia por ele do que por Jovair Arantes (PTB-GO), nome mais forte na corrida depois do carioca.

Apesar de o caso ainda carecer de uma posição do Plenário, o despacho de Mello adianta que, mesmo diante de uma decisão diferente dos outros magistrados do Supremo, os atos de Maia, uma vez assumindo a Câmara, não poderão ser invalidados. O magistrado indeferiu três mandados de segurança e não conheceu um outro. Há ainda uma ação direta de inconstitucionalidade (Adi), que não foi analisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário