Páginas

2 de fevereiro de 2017

GOVERNADOR ROBINSON FARIA FEZ A LEITURA ANUAL NA ABERTURA NO ANO LEGISLATIVO

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que a "urgência" da gestão dele a partir de agora é a segurança pública. Robinson fez a leitura anual durante a abertura do ano legislativa da Assembleia, na manhã desta quinta-feira (2).

Ele lembrou da crise do sistema prisional, que culminou com a matança de pelo menos 26 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, ocorrida entre os dias 14 e 15 de janeiro.

"A segurança pública merece um destaque especial. É a nossa urgência entre tantas outras. A conivência e a omissão no passado nos colocaram em meio à crise no sistema penitenciário brasileiro. E a minha ordem de ontem, de hoje e de sempre é não recuar. Sempre avante em nome da paz. E para que fique bem claro: este Governo não negocia com bandidos e, em hipótese alguma, vai manter ou conceder privilégios a quem não se enquadra nem respeita a lei".

Durante a leitura, Robinson Faria disse que a gestão dele investiu "mais de R$ 110 milhões na área de Segurança Pública entre recursos próprios, convênios com o Governo Federal e operações de crédito, nos últimos dois anos". E continuou: "Ampliamos em mais de 50% o percentual do orçamento em Segurança exigido por lei, aprovado por esta Casa, além de promover mais de cinco mil policiais civis e militares e quadruplicar as diárias operacionais".

Na leitura, Robinson também destacou outros setores do governo. O primeiro deles foi na área de ação social. "Nosso Governo conseguiu avançar reestruturando toda uma cadeia de atendimento a quem mais precisa, sem acréscimo no orçamento e em meio à mais grave crise financeira enfrentada no país".

O governador disse que já inaugurou quatro novos restaurantes populares: dois em Natal, um em Mossoró e outro em Jucurutu. "Chegaremos ao mês de março com mais quatro novas unidades em Natal, São José de Mipibu, Jardim de Piranhas e São Miguel. Quando chegarmos a essa marca, o Governo passará a oferecer o número recorde de quase meio milhão de refeições por mês ao preço de R$ 1"

Seca
Robinson Faria destacou também o combate à seca. "Pelo segundo ano consecutivo, enfrentamos sem trégua a maior seca dos últimos 100 anos. Avançamos ainda mais na construção da barragem de Oiticica, uma obra que vai beneficiar mais de 500 mil pessoas e concluímos a adutora do Alto Oeste, um benefício direto a mais de 200 mil moradores de 28 municípios do interior, incluindo 66 comunidades ribeirinhas na bacia do Alto e Médio Apodi". Ele disse que ampliou a perfuração de pocos, alcançando a marca de mais de 1.200 poços perfurados.

Educação
Para Robinson, a educação teve um "olhar diferenciado da atual gestão". "Fomos o primeiro Estado do país a implementar o piso nacional dos professores, além de conceder promoções aguardadas há uma década. Investimos pesado nos Centros Estaduais de Educação Profissional. Só em 2017 serão inauguradas sete unidades nos municípios de Natal, Mossoró, Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Alto do Rodrigues. Em 2018 abriremos mais três centros, em Natal, Macaíba e Assu".

Saúde
Robinson disse que pediu ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, apoio para a realização de um grande mutirão de cirurgias de ortopedia e trauma, como também a aquisição de novas ambulâncias do Samu e instalação de novos leitos de UTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário