Páginas

3 de janeiro de 2017

RENOVAÇÃO DO CONGRESSO NÃO DIMINUI A BASE ALAIDA DE TEMER

Oito deputados tomaram posse nesta primeira segunda-feira do ano para substituir os novos prefeitos, vices e secretários municipais, que assumiram cargos no domingo.
O entra e sai de parlamentares chega aos 20 políticos de acordo com levantamentos das duas Casas e do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Apesar disso, pouco deve mudar na composição do Congresso em relação à base do presidente Michel Temer (PMDB). Na oposição, três parlamentares deixam o Legislativo para assumirem postos nas prefeituras, mas outros três assumem vagas em Brasília.

Como a base é numericamente semelhante, a nova composição em nada afeta a relação do Congresso com as reformas pretendidas pelo governo. Uma delas é a reforma na Previdência, que, entre as mudanças, pretende criar uma idade mínima mais elevada para a aposentadoria de homens e mulheres.

Os desafios maiores são a impopularidade do projeto e a própria instabilidade causada pelas revelações da Operação Lava-Jato. Ontem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defendâ-la. “Se o governo não fizer as reformas, não terá mais condições de refinanciar a dívida”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário