Morreu na madrugada desta segunda-feira, 9, o ator e dublador Telmo de Avelar, aos 93 anos, conhecido por dar voz no Brasil aos personagens Pateta e Ludovico Von Pato, dos desenhos da Disney. A informação da morte foi confirmada por Cida Cabral, representante do Retiro dos Artistas, no Rio, onde o artista morava há três anos.
De acordo com Cida, o ator estava internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, no Rio, desde sexta-feira, 6, após ter algumas complicações no seu tratamento de um câncer. "Ele já estava com problema pulmonar, muita dor nas pernas, com desidratação. Foi um acúmulo de coisas", relatou a representante do Retiro dos Artistas. Ela informou ainda que Telmo deixa uma filha, Isabela, que acompanhou o pai nos últimos dias no hospital.
Telmo de Avelar ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta no Brasil em 1970 e 1980 e também por dublar Ludovico Von Pato, ambos nos desenhos da Disney. Ele também trabalhou na TV como Fausto Paiva, um técnico de futebol, em "Irmãos Coragem", em 1970, e atuou em "Pai Herói", 1979, como o delegado Sandoval.
Telmo traduziu e adaptou músicas de vários clássicos, como 'O Rei Leão' e 'Aladdin'. Também fez direção de dublagem e escolha de vozes para os filmes. Uma curiosidade: foi o Telmo quem inventou o nome 'Dino da Silva Sauro' da 'Família Dinossauros'. Em inglês, o personagem se chamava Earl Sinclair."
Nenhum comentário:
Postar um comentário