Páginas

30 de janeiro de 2017

ANALISTAS DE MERCADO TORCEM POR CELSO DE MELLO NA SUCESSÃO DO STF

Integrantes do mercado financeiro torcem para que o decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, seja escolhido relator da Operação Lava-Jato, em substituição ao ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo na semana passada, em Paraty (RJ).

A avaliação dos analistas é de que Mello é sério, discreto e pauta suas decisões com base na lei, sem espalhafato. Além disso, o experiente ministro conseguiria ter uma visão mais ampla do atual momento vivido pelo país.

Há uma tendência, cada vez mais forte, de que a relatoria venha a ser assumida pelo ministro Edson Fachin. Para que isso aconteça, no entanto, Edson precisa sair da primeira para a segunda turma. Além disso, na distribuição automática, por sorteio, dos processos da Lava-Jato, qualquer ministro que fosse selecionado teria de abdicar do cargo até que a escolha recaísse em Fachin.

Investidores, no entanto, são inseguros em relação ao ministro. Lembram, inclusive, que, em dezembro do ano passado, quando o Supremo Tribunal Federal analisava a liminar do ministro Marco Aurélio de Mello que afastava Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, Edson Fachin votou contra o peemedebista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário