Páginas

22 de dezembro de 2016

TEMER: 10,2 MILHÕES TERÃO DIREITO A SACAR FGTS DE CONTAS INATIVAS

Ao apresentar as medidas que o governo tomará para reduzir o desemprego e reativar a atividade econômica, o presidente Michel Temer afirmou, em café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira (22/12), que o valor total de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve injetar na economia brasileira o valor de R$ 30 bilhões de reais, considerando os saques totais dessas contas.

O volume equivale a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo cálculos do Ministério do Planejamento. Segundo o líder do Planalto, o trabalhador poderá sacar todo o valor da conta inativa. A medida deve alcançar cerca de 10,2 milhões de trabalhadores. "Esses recursos vão movimentar a economia, sem colocar em risco a própria solidez do FGTS", garantiu o líder do Planalto

Ele detalhou as restrições impostas para a retirada do fundo - que são válidas para contas inativas até 31/12/2015, quando o empregado deixa um emprego e vai para outro - e explicou que o governo busca flexibilizar o processo "porque o momento que vivemos na economia nos demanda uma recomposição da renda do trabalhador". Antes, os trabalhadores só podiam movimentar a conta se ficasse três anos desempregados. "Cerca de 80% das contas têm pouco mais de um salário mínimo", disse o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário