O eleitor deve estar muito atento a possíveis manipulações de pesquisas nas eleições municipais deste ano. “Agora virou moda, no interior, vários municípios terem institutos localizados que não existem nem de fato.
São pesquisas compradas e registradas na tentativa de influenciar o resultado nos municípios do Brasil”.
Um exemplo disso é o de discrepância entre os números apresentados pelas pesquisas e o resultado final das eleição, como já aconteceu em Caicó no passado e nada impede que esse fato possa se repetir nessas eleições.
Hoje existe uma “indústria de pesquisas compradas”, que coloca o candidato A ou B em uma situação privilegiada.“ Alguns candidatos podem até comprar pesquisas, mas não podem comprar a consciência do eleitor. Geralmente essas pesquisas vão apontar favorecendo ao candidato do lado dos números equivalentes com as cifras acertadas.
Um exemplo clarro ocorreu na maior cidade do Brasil São Paulo, quando todos os institutos davam que o José Serra estava numa situação ascendente, o instituto IBOPE colocou-o em 3ºlugar. “A Presidente Dilma e o ex-presidente Lula concentraram suas campanhas em três Estados: São Paulo, Salvador e Manaus. Será que é coincidência, que exatamente nesses três Estados o IBOPE errou da forma mais escandalosa e escancarada? Eu não acredito em coincidência. Essa manipulação dos institutos de pesquisa tem de ter um basta.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário