5 de abril de 2016
VOLUME DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO AUMENTE 22% COM CHUVAS
As chuvas registradas no final de semana da região do Seridó aumentaram ainda mais a esperança das dos produtores rurais e a garantia de reabastecimento dos reservatórios.
Com o volume acumulado, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) anunciou que as cidades de Currais Novos e Jardim do Seridó devem sair da situação de colapso no abastecimento.
Levantamento sobre o acumulado de água nos reservatórios divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), mostra que os 47 reservatórios monitorados localizados na bacia Piranhas-Açu foram os que tiveram maior recarga nesta semana.
A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior do RN, que apresentava um volume de 475,5 milhões de metros cúbicos no dia 21 de março, o que representava 19,81% de sua capacidade, agora se encontra com 22,42% de sua totalidade, o que significa um aumento de 63,317 milhões de metros cúbicos. Entre a sexta e a segunda-feira, foi registrado um aumento de 95 centímetros na lâmina de água do reservatório. Faltam 15 metros para a barragem atingir sua cota máxima.
Já o Itans, localizado em Caicó, tinha apenas 1,4% de toda a sua capacidade, o que correspondia a 1,2 milhão de metros cúbicos. Hoje, encontra-se com mais de 2 milhões de metros cúbicos- 2,4%.
O açude Dourado, em Currais Novos, que estava seco, recebeu recarga de cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. Na região de Parelhas, os dois principais açudes também receberam significativa recarga. O Boqueirão, passou a duplicar essa capacidade. O reservatório registrou aumento de mais de 4 metros em sua capacidade. Em Jardim do Seridó, o açude Zangalheiras, que estava em volume morto, agora está com com 16% de sua capacidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário