Michel Temer, vice-presidente e o principal líder do PMDB no Congresso Nacional, tem entre seus homes de confiança cinco nomes que já ocuparam cargos de destaque no governo do PT, tanto no governo Dilma como no do ex-presidente Lula.
Eliseu Padilha (RS), Henrique Eduardo Alves (RN), Moreira Franco (RJ), Geddel Vieira Lima (BA) e Romero Jucá (RR) se movimentam na formação de um possível governo de Temer, que nega qualquer articulação.
Segundo informações do UOL, Padilha é o contato de emergência do vice. No currículo, o político foi ministro tanto no governo FHC quanto no governo Lula.
Já o ex-ministro do Turismo Henrique Alves (ele deixou o cargo em abril deste ano), é o homem mais próximo de Temer. Ele chegou a ser o líder do PMDB em 2007, quando Temer era presidente da Câmara.
Moreira Franco vem atuando como um dos porta-vozes do PMDB na ruptura do partido com o governo. Ele foi ministro da Aviação Civil, cargo que deixou em janeiro de 2015 dando lugar ao colega Eliseu Padilha.
Jucá foi líder do governo no Senado tanto nas gestões de Fernando Henrique Cardoso quanto nas de Lula e Dilma Rousseff. Sua função é a de blindar Michel Temer. Apesar de papel de liderança, Jucá é investigado pela Operação Lava Jato. O último da lista, Geddel Vieira de Lima, é tido como um dos únicos capazes de ir contra às opiniões de Temer publicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário