Campanha VOTA BRASIL, idealizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, terá sua edição 2016 lançada em pleno carnaval de Salvador para reduzir a abstenção eleitoral e estimular o voto consciente. A iniciativa será lançada no sábado (06) pelo cantor e puxador de trio Durval Lelys (ex-Asa de Águia), com a apresentação da música-tema da campanha aos foliões.
Nessa primeira etapa, a campanha é direcionada principalmente aos jovens eleitores. Os brasileiros entre 16 e 18 anos, que estarão aptos a escolher seus candidatos em outubro, deverão tirar o título de eleitor até o próximo 04 de maio. A data também é limite para a transferência de domicílio eleitoral. Após a festa de Momo, outros cantores serão convidados a aderir à causa, gravando VOTA BRASIL em ritmo de funk, samba e sertanejo.
Em 2014, no primeiro turno, 27,17% dos eleitores aptos a votar preferiram a abstenção, votos nulos e brancos. No segundo turno foram 26,10% do eleitorado que abriram mão de seu direito de escolher. “Não adianta só reclamar”, diz o ministro Marco Aurélio, quando o tema é ir às urnas. Segundo ele, o exercício da cidadania é muito mais que um dever, num país onde o voto é obrigatório. “É um direito”, afirma o magistrado.
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