Os representantes do Estado resolveram buscar mais uma vez caminhos de resolução para os problemas do sistema prisional do Rio Grande do Norte.
omo primeiro passo foi acertada a transferência de 35 presos custodiados na Delegacia de Plantão da Zona Norte para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A condução para Alcaçuz representa a reabertura, de forma emergencial, do estabelecimento prisional que foi interditado parcialmente, por ordem judicial, no fim do mês de maio.
Os homens estavam, pelo menos até a tarde de ontem (24), amontoados em apenas uma cela por falta de local para serem destinados após serem presos por agentes da segurança pública. “Delegacia não é lugar de preso”, resumiu Kalina Leite, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).
O acerto para a transferência dos presos foi feita em reunião na manhã dessa sexta-feira entre membros da Sesed, Tribunal de Justiça do RN (TJ-RN), Delegacia Geral de Polícia (Degepol) e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). A presidência do TJ-RN, representada pelo desembargador Cláudio Santos, foi responsável pela convocação do encontro, que incluiu os juízes de execuções penais de comarcas como Natal, Caicó, Mossoró e Nísia Floresta.
A medida de retirada dos 35 homens detidos na Plantão Zona Norte foi celebrada pelo delegado geral da Polícia Civil. “Foi um alívio saber que os presos serão retirados da delegacia. Estávamos aflitos com a chegada do fim de semana, que traria a possibilidade de não ter onde colocar os presos. A situação na Zona Norte já está insustentável e poderia ficar ainda pior”, disse o delegado Stênio Pimentel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário