Hoje se comemora o feriado de Corpus Christi. Para muitos significa apenas mais um dia de descanso ou uma oportunidade de imprensar e dá uma esticadinha no feriadão. Mas para a igreja católica, este dia é sagrado.
Corpus Christi é um nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi é um feriado católico que tem por objetivo celebrar a manifestação pública da fé na presença de Cristo na igreja por meio da eucaristia, presença e atuação de Deus na história da humanidade.
O feriado acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. Neste dia se deu a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Esta é a citação bíblica referente à Quinta-feira Santa, lembra o diácono. José Alberto ressalta ainda que é através da Eucaristia que Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar a caminhada cristã.
O curioso é que esse é um feriado móvel da Igreja Católica. Todos os anos o dia de Corpus Christi ocorre em uma data diferente, mas acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A igreja celebra o dia de Corpus Christi com uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.Procissão lembra a caminhada do povo de Deus. Festa dá direito à decoração.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário