Páginas

7 de abril de 2015

PRESIDÊNCIA ANUNCIA SAÍDA DE VARGAS; TEMER FICA NA ARTICULAÇÃO POLÍTICA

A Presidência da República informou nesta terça-feira (7), por meio de nota oficial, que o ministro Pepe Vargas deixou o comando da Secretaria de Relações Institucionais. Com a exoneração de Vargas, o vice-presidente da República, Michel Temer, que preside o PMDB, absorverá as atribuições da pasta, assumindo a articulação política do Palácio do Planalto.

Após a confirmação da saída de Pepe Vargas, o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, concedeu entrevista no Palácio do Planalto para explicar a mudança. Na coletiva, Mercadante confirmou que Dilma decidiu transferir as funções da Secretaria de Relações Institucionais para o gabinete da Vice-Presidência.

“A incorporação de todas as funções passam a ser administrativamente da Vice-Presidência”, disse o chefe da Casa Civil.

Ex-prefeito de Caxias do Sul (RS) e deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, Pepe Vargas era alvo constante de críticas de integrantes da base governista, especialmente dos parlamentares do PMDB, desde que comandou a fracassada operação política para tentar emplacar o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) na presidência da Câmara.

A vitória de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na disputa para o comando da casa legislativa desgastou o articulador político do governo federal pouco mais de um mês depois de ele assumir o cargo no primeiro escalão. Mercadante, que participou da reunião da presidente com Pepe Vargas, contou que o diálogo foi “tranquilo” e que o ministro se mostrou pronto para “o que for preciso”.

“Foi uma conversa bastante tranquila, com um homem público vivido, experiente e que sabe que essa opção foi a opção que, neste momento, atende às necessidades políticas do governo e do Congresso Nacional”, destacou Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário