Páginas

4 de novembro de 2014

TAXISTAS TERÃO QUE PASSAR POR CAPACITAÇÃO EXIGIDA PELO CONTRAN

Taxistas serão beneficiados a participarem de um curso de capacitação exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O curso é totalmente gratuito e, conforme a resolução nº 456 do Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório para que os taxistas possam continuar exercendo a profissão.

O Contran recomenda que o curso tenha no mínimo 28h de duração e ofereça as disciplinas básicas, tais como: Relações Humanas, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Mecânica Básica. De acordo com Maribel Oliveira, diretora do Departamento de Educação no Trânsito, a intenção é que todos os taxistas da participem da capacitação.

As aulas de Relações Humanas terão 12 horas de duração. Dentro desse módulo, vai ser estudada a imagem do taxista na sociedade; condições físicas e emocionais; segurança no transporte dos usuários em geral; comportamento solidário no trânsito; atendimento às gestantes, às pessoas idosas, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e as normas do órgão autorizado.

Já as aulas de direção defensiva terão 8 horas de duração. Os conteúdos do módulo serão: Conceito de direção defensiva; risco e perigos no trânsito; embarque e desembarque de passageiros; ver e ser visto e como evitar acidentes. O módulo de primeiros socorros é o menor do curso com apenas 2 horas de aula e os conteúdos são sinalização do local, acionamento de recursos, verificação das condições gerais da vítima e cuidados com a vítima.

O curso de capacitação será finalizado com o módulo mecânica básica, que tem 4 horas de duração, os conteúdos são: o funcionamento do motor; sistemas elétricos e eletrônicos do veículo; suspensão, freios, pneus, alinhamento e balanceamento do veículo; instrumento de indicação e advertência eletrônica e a manutenção preventiva do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário