O Brasil pode ter a primeira geração de meninas livres do câncer do colo do útero. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, mais de dois milhões de adolescentes já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV.
As adolescentes com idade de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar, mesmo as que ainda não receberam a primeira dose. Atualmente, a vacina já vem sendo utilizada em 50 países. Estima-se que 175 milhões de adolescentes em todo o mundo já tomaram essa vacina.
Cada adolescente precisa tomar três doses da vacina contra o HPV para completar a proteção: a segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. A vacina é oferecida gratuitamente no SUS.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca que é importante seguir o calendário de vacinação e tomar todas as doses da vacina para ficar imune à doença."A primeira dose sozinha não protege contra o vírus do HPV. Por isso que é fundamental fazer a segunda dose. A vacina, quando tem o esquema completo, garante proteção contra o câncer do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e é a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil."
Nenhum comentário:
Postar um comentário