Páginas

5 de setembro de 2014

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MELHORA NO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS CAI NO ENSINO MÉDIO EM 16 ESTADOS

A nota que mede a qualidade do ensino no Brasil subiu do 1º ao 5º anos (antigas 1ª a 4ª séries) do ensino fundamental da rede pública. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aumentou de 5 pontos em 2011 para 5,2 em 2013, superando a meta do governo que era chegar em 4,9.

Já na etapa de 6º ao 9º anos (antigas 5ª a 8ª séries) a média subiu de 4,1 para 4,2 pontos, mas ficou abaixo da projeção do Ministério da Educação que era de 4,4. Já no ensino médio público, a nota nacional se manteve em 3,7 pontos entre 2011 e 2013, mas também abaixo da meta que era chegar a 3,9. Além disso, em 16 estados a nota ficou abaixo da média do País.

O Ideb é divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a cada dois anos. Ele é a principal medida da qualidade do ensino no País e é calculado a partir do desempenho dos estudantes brasileiros na Prova Brasil e no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que medem os conhecimentos em português e matemática e nas taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar. A escala do Ideb vai de zero a dez pontos e o governo considera que seis é a nota que seria equivalente à qualidade de ensino dos países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário