A ex-senadora Marina Silva (PSB) lidera a corrida presidencial em Pernambuco. Marina, que assumiu a cabeça da chapa socialista após a morte do ex-governador Eduardo Campos, aparece com 41% das intenções de voto, segundo pesquisa feita pelo Instituto Mauricio de Nassau (IPMN), encomendada pelo portal Leia Já. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), que até a morte de Campos liderava no Estado, registra 35% da preferência do eleitorado. O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) possui apenas 3%.
No último levantamento realizado pelo IPMN, em julho, o concorrente da presidente Dilma ainda era o ex-governador Eduardo Campos. Na época, Dilma registrava 40% das intenções de voto, contra 30% de Campos. Aécio Neves registrou 4%, enquanto o Pastor Everaldo (PSC) pontuou 1%. Os demais postulantes não registraram pontuação.
A rejeição em relação a presidente Dilma também é elevada. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), Dilma a petista registra 28% de rejeição, quando exclui-se a capital do Estado. No Recife, porém, este índice é de 26%. Já a rejeição do eleitorado pernambucano ao candidato Aécio Neves é de 12% e 14% respectivamente. Em relação a Marina Silva estes índices são de 6% e 5%, respectivamente
Esta situação, porém, é revertida nas regiões do Agreste e do Sertão pernambucano. No Agreste, Dilma e Marina aparecem tecnicamente empatadas com 37% e 34%, respectivamente. No Sertão, Dilma figura com 52%, enquanto Marina possui 32%. A pesquisa do IPMN ouviu 2.480 eleitores entre os dias 25 e 26 de agosto. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário