Parece que foi ontem, dirá o mais saudosista fã, mas para os Paralamas do Sucesso a fábrica de hits funciona há 30 anos. No Rio de Janeiro dos anos 1980, varanda de músicas de protestos e renovação do rock nacional, o trio se reunia em uma garagem para "passar o som".
Depois de turnê comemorativa que passou pelo Recife, a data será lembrada com show de TV, lançado em CD e DVD: o especial Multishow: Paralamas do Sucesso.
Falar em receita não vem ao caso. Fato é que as referências norte-americanas e inglesas do rock mais rasgado e tradicional, junto às sonoridades latinas e da influência notável do reggae, têm sido importantes para implacar músicas nas rádios nessas três décadas. No início, Vital e sua moto provocou algo que, nos tempos da internet, se chama viralização. Na sequência, em 1984, saiu o esperado álbum O passo de Lui, no qual Óculos, Me liga, Meu erro, Romance ideal e Ska vieram de uma só vez.
A crítica e o sucesso de público levaram o grupo a tocar no Rock in Rio, em 1985. Sem parar, Herbet Viana, Bi Ribeiro e João Barone se lançaram em turnê e, em 1986, Selvagem? já era vendido. Considerado o disco mais politizado, trouxe Alagados, A novidade, Melô do marinheiro e Você com participação de Tim Maia - faziam parte das músicas. O disco alcançou 700 cópias vendidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário