Páginas

3 de junho de 2014

PESQUISA APONTA DESCONTENTAMENTO DO BRASILEIRO ANTES DA COPA DO MUNDO

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pintou um quadro sombrio do Brasil às vésperas da realização da Copa do Mundo, mostrando uma frustração generalizada com a economia e a presidente Dilma Rousseff.

O nível de insatisfação geral no país é de 72 por cento, de acordo com o estudo do Centro de Pesquisa Pew, com sede em Washington. Pouco antes das manifestações de junho do ano passado, as maiores em duas décadas, um levantamento da mesma instituição mostrou esse patamar em 55 por cento.

De seis a cada 10 entrevistados disseram que sediar a Copa, que começa em 12 de junho, é ruim para o Brasil, defendendo que os bilhões de dólares investidos no torneio seriam mais bem gastos em serviços como saúde, educação e transporte público.

Os resultados confirmam os de outros estudos recentes de institutos de pesquisa brasileiros, que também revelaram que o apoio à Copa sofreu uma queda nos dois últimos anos à medida que o governo falhou na entrega de obras de mobilidade, aeroportos e muitos outros investimentos prometidos que poderiam ter gerado benefícios de longo prazo.

Na pesquisa do Pew, os entrevistados foram menos pessimistas sobre como a Copa será vista no exterior 39 por cento disseram que irá prejudicar a imagem do Brasil, enquanto que 35 por cento consideraram que o Mundial, que começa dia 12, irá ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário