Páginas

6 de maio de 2014

OMS EMITE ALERTA GLOBAL DE CONTÁGIO POR POLIOMIELITE

Pela segunda vez na história, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decreta emergência sanitária global por causa do risco de contágio por uma doença. Após detectar casos de poliomielite em mais de uma dezena de países, o Comitê de Emergência da entidade anunciou ontem, a decisão de emitir o alerta mundial. 

A primeira emergência foi decretada em 2009, com a gripe A. Apesar de as notificações de poliomielite estarem principalmente na África, Oriente Médio e Ásia, a OMS optou por decretar o estado de emergência como forma de combater sua proliferação e evitar que a doença chegue a países que, com esforços de anos e milhões de dólares gastos em prevenção, conseguiram erradicá-la.

O risco, desta vez, é que com a facilidade de contatos e de viagens, o vírus tenha maior chance de chegar a novas regiões. Os principais focos da nova onda da doença são Paquistão, Camarões e Síria. A recomendação a esses governos é que não permitam a saída de cidadãos sem que estejam vacinados. Com a guerra na Síria e diante dos mais de 3 milhões de refugiados, por exemplo, a OMS reconhece que portadores do vírus já estejam em outros países.

Outro centro da atenção é o Paquistão. Em 2012, um total de 223 casos foram identificados no mundo. O número foi o mais baixo já registrado. Mas, em 2013, esse número já chegou a 417. Nos quatro primeiros meses deste ano, já são 74 casos - 59 no Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário