Cerca de 250 índios de diversas etnias voltaram ao Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (28) para protestar contra mudanças na demarcação de terras, entre elas a proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere para o Legislativo a decisão de homologar terras indígenas e esvazia o poder da Funai, atual responsável por elaborar estudos de demarcação.
De acordo com o cacique Adolfo Timóteo, da etnia guarani, o grupo aguarda respostas para a situação dos indígenas no país. "Até hoje o governo federal não demarcou nossa terra. A Constituição garante isso. Estou aguardando a comissão sair, pois queremos uma resposta."
Com faixas e cartazes, os manifestantes passaram parte da tarde no local, aguardando um retorno de lideranças indígenas com representantes do Legislativo. Enquanto esperavam, cantaram e dançaram no gramado. Policiais militares formaram um cordão de isolamento entre o espelho d’água e o prédio para evitar que, à exemplo do que ocorreu na terça, eles subissem na marquise do prédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário