Páginas

6 de maio de 2014

GOVERNO INDICA MEMBROS DA CPI NO SENADO

O governo indicou nesta terça-feira (6) os integrantes da comissão de inquérito exclusiva sobre a Petrobras do Senado. Principal aliado do Planalto, o PMDB indicou o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para presidir a CPI. O PT escolheu o senador José Pimentel (PT-CE) para ser relator da comissão do Senado.

Estratégia do governo é esvaziar a CPMI, que terá membros do Senado e Câmara. Em resposta à manobra do governo, o PSDB retirou as indicações dos membros da oposição que integrariam a CPI do Senado. A oposição defende que a comissão mista investigue a estatal, e não comissão composta apenas de senadores.

Se o PSDB mantiver a decisão, os governistas pedem que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indique por conta própria os três membros que devem ocupar as vagas da oposição. Ex-ministra da Casa Civil, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) chegou a fazer um apelo no plenário do Senado para que os oposicionistas indiquem os membros, o que provocou uma troca de acusações entre governistas e oposicionistas.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) disse que vai autorizar a instalação das duas comissões de inquérito e quem vai definir qual deverá efetivamente funcionar é o "quorum" dos presentes em cada CPI. "No que depender do presidente, as CPIs serão instaladas", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário