Páginas

27 de maio de 2014

FIOCRUZ APONTA NATAL, FORTALEZA E RECIFE COM MAIOR RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE NO PERÍODO DA COPA DO MUNDO

Natal está entre as três cidades-sede que apresentam maior risco de epidemia de Dengue no período da Copa do Mundo, segundo levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

No entanto, a probabilidade de que o número de casos ultrapasse os 300 para cada 100 mil habitantes (considerado risco alto pelo Ministério da Saúde) é de apenas 48%. Portanto, os pesquisadores consideraram mínimas as chances de epidemia da doença no país durante o mundial.

Além da capital potiguar, Fortaleza e Recife são as outras cidades que poderiam apresentar alta incidência da doença, com 46% e 19% de chance de alcançar esses níveis, respectivamente. O estudo ainda indica baixo risco (menor que 100 casos em 100 mil habitantes) em Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, e média (entre 100 a 300 casos) no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.

O estudo foi realizado entre fevereiro e abril, e apresenta um sistema de alerta desenvolvido para apontar o risco de epidemia de dengue, baseado em dados do clima das cidades. De acordo com os cientistas, o fator interfere na transmissão da dengue em regiões normalmente epidêmicas, caracterizadas por chuva e altas temperaturas. Os riscos, de acordo com os estudiosos é baixo. "O alerta permite que medidas pontuais sejam tomadas nessas cidades, diminuindo ainda mais essa chance", complementa Marília Carvalho, co-autora da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário