Ao participar do Encontro dos Advogados do Sertão, em Caicó, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, destacou que é preciso avançar na implantação de um modelo de desenvolvimento para o semiárido.
Ele também enumerou os projetos aprovados ou em discussão na Câmara para melhorar as condições da população do Nordeste enfrentar os efeitos da estiagem.
O ministro da Agricultura, Neri Geller, e o deputado João Maia também participaram do evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil. Durante a palestra em Caicó, Henrique Eduardo afirmou que a Região Nordeste tem atualmente 74% dos municípios em estado de emergência. “Embora, neste ano, tenha chovido em algumas áreas, ainda continuamos na seca”, lamentou.
Segundo o deputado, as ações emergenciais, associadas à melhoria da renda das famílias, possibilitaram maior resistência da população à estiagem. “Mas, a seca trouxe de volta tristes cenários, como animais mortos e lavouras perdidas”.
Henrique Eduardo lembrou que as secas nordestinas são fenômenos naturais cíclicos. “Então, devemos ultrapassar a visão determinista, segundo a qual a seca gera atraso na região, para uma perspectiva preventiva, capaz de eliminar o sofrimento e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento sustentável”, disse o presidente da Câmara. Ontem, o deputado Henrique Eduardo Alves e o ministro da Agricultura também visitaram uma das 19 comunidades rurais abastecidas com pequenas adutoras construídas pelo Dnocs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário