Os 4 mil componentes da Acadêmicos do Grande Rio entraram na avenida por volta das 22h30 deste domingo (2) para fazer uma dupla homenagem: a cidade fluminense de Maricá, que neste ano completa 200 anos, e uma de suas ilustres moradoras, a cantora Maysa.
Três vezes vice-campeã do Grupo Especial do Rio, a escola comemorou seus 25 anos de existência com a estreia do carnavalesco Fábio Ricardo, o Fabinho, e um desfile poético que aproveitou recursos sonoros e técnicos nas alegorias .
O trajeto das alas se inspirou nas canções de Maysa para contar a história de Maricá desde seu início, com a chegada dos colonizadores que catequizaram os índios tamoios.
Nesta segunda-feira (3) acontece a segunda noite de desfile das escolas de samba do Grupo Especial e a primeira a cruzar a Passarela do Samba é a Mocidade. A verde-e-branco de Padre Miguel vai homenagear o carnavalesco Fernando Pinto, que deixou sua marca registrada fazendo os carnavais “Ziriguidum 2001, um carnaval nas estrelas” e “Tupinicópolis”, para a Mocidade. Com o enredo "Pernambucópolis", a escola tenta acabar com o jejum de títulos, que vive desde 1996, último ano em que foi campeã.
Na sequência, a União da Ilha vai transformar o Sambódromo em um paraíso para as crianças. Com o enredo “É brinquedo, é brincadeira – A Ilha vai levantar poeira”, a escola da Ilha do Governador promete agitar a Sapucaí com alegria, emoção, simpatia e comunicação fácil com público.
A terceira escola a passar pela Marquês de Sapucaí nesta segunda é a Unidos de Vila Isabel. A campeã do carnaval de 2013 faz um recorte do sertão brasileiro, mostrando os contrastes de diferentes regiões do país no enredo “Retratos de um Brasil plural”.
Em seguida, quem entra na avenida para brigar pelo título do Grupo Especial no carnaval de 2014 é a Imperatriz Leopoldinense. A verde-e-branco de Ramos vai homenagear Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Para que o carnavalesco Cahê Rodrigues não ficasse restrito a elementos futebolísticos, o enredo pegou carona no nome de rei do ex-jogador para contar a história do craque como se fosse um grande conto real. Intitulado "Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz", o enredo começa falando sobre a infância do campeão do futebol no Subúrbio do Rio, passando por sua trajetória vitoriosa no Flamengo até os seus 61 anos, completados nesta segunda.
A penúltima escola a cruzar a Passarela do Samba é a Portela. Há 29 anos sem ganhar um carnaval, a azul-e-branco de Oswaldo Cruz aposta no simbolismo para conquistar o título. Vinte e duas águias passarão pela avenida: 21 representando os títulos que venceu e uma simboliza o que está por vir. O enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião" conta a história da cidade e a capacidade do carioca de se adaptar a tantas mudanças.
A Unidos da Tijuca encerra o desfile de 2014 com um enredo que fala sobre a velocidade. A escola promove um Grande Prêmio na Marquês de Sapucaí e convida diversos personagens que desafiaram a velocidade a disputar a pole position. Quem sai vencedor é o homenageado da escola, o ídolo brasileiro da Fórmula 1, Ayrton Senna morto em 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário