Páginas

4 de janeiro de 2014

LEI SECA NÃO DIMINUI ACIDENTES NO RN

O primeiro ano de validade da Lei 12.760 de 2012, chamada popularmente de Lei Seca, aplicada no início de 2013, aliada a uma fiscalização mais intensa não registrou queda significativa no número de acidentes em rodovias federais no Estado do Rio Grande do Norte, mantendo o número praticamente estável de acidentes de trânsito comprovadamente causados por embriaguez, segundo dados da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal.

Em 2012 foram computados 3.866 acidentes, dos quais 193, o equivalente a 5%, foram comprovadamente causados por motoristas que consumiram bebida alcoólica, enquanto no ano passado em 183 dos 3.853 acidentes, 4,75% do total, foi comprovado o consumo de álcool por parte do condutor.

A redução de 0,25% de um ano para o outro foi destacada pela PRF, que alerta para a possibilidade de esses números serem diferentes da realidade. De acordo com o inspetor Everaldo Morais, esse percentual pode ser maior, porém não comprovado.

A mesma possibilidade de distinção dos números ocorre em relação ao quantitativo de mortos. Morais diz que em 2012, 163 pessoas ficaram feridas em decorrência de acidentes de trânsito, além de 23 mortos nos locais de acidente. Porém, essa contagem pode ser maior, já que quando os feridos são socorridos às unidades de saúde a PRF deixa de acompanhar o caso e pode não computar a morte posterior de um envolvido em acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário