O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cobrou nesta segunda-feira (4) do governo federal a criação de um centro de referência em saúde do homem para melhorar o acesso da população de baixa renda a exames urológicos. No Senado, a instituição participou do lançamento a campanha "Novembro Azul", de combate e prevenção ao câncer de próstata.
A exemplo do que ocorreu durante o "Outubro Rosa" quando diversos monumentos brasileiros foram iluminados de rosa para promover a prevenção ao câncer de mama, o Congresso Nacional recebeu luzes azuis, como forma de incentivar a realização de exames pelos homens. O Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, também participam.
A Sociedade Brasileira de Urologia encaminhou ao Ministério da Saúde projeto que cria centros especializados para homens. Segundo Nardi, é preciso agilizar o atendimento da população de baixa renda no sistema público de saúde.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre homens no Brasil. Um em cada seis homens terá câncer de próstata, ainda segundo a instituição, e a idade é um dos fatores de risco: mais da metade dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
(Foto: Zeca Ribeiro/Ag.Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário