Sergipe aderiu ao programa Brasil Mais Seguro, iniciativa proposta pelo Governo Federal que pretende diminuir os índices de criminalidade e impunidade no país. O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, esteve em Aracaju na tarde desta sexta-feira (27) para firmar o acordo com os representantes da polícia e do Judiciário.
Para o ministro, a redução da violência é um dos maiores desafios do Brasil. “Sergipe tem um bom índice de homicídios, se comparado com o restante do país. Nós temos dados de estados brasileiros que têm cerca de 70 homicídios a cada 100 mil habitantes enquanto o nível internacional é de menos de 10.
Ou seja, a maior parte das cidades brasileiras está totalmente fora desse limite. Hoje, nós não temos nenhum estado brasileiro dentro desse padrão internacional, somente Sergipe está próximo desse número e tem aproximadamente 11 homicídios”, analisa Cardozo.
O programa tem objetivo de estimular a prevenção de crimes e fortalecer a polícia para que os procedimentos investigativos ocorram com mais qualidade, além de propor maior agilidade no julgamento de processos.
O acordo de cooperação entre o Ministério da Justiça, o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju, Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público foi firmado e, dessa, forma Sergipe se torna o quarto estado a aderir ao Brasil Mais Seguro, atrás apenas de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário