em Brasília
Foto: Gustavo Gantois / TerraaA PM fez um cordão de isolamento entre o espelho d'água e o Congresso. O comandante já havia informado que, se os manifestantes ultrapassassem a área, a polícia reagiria. Logo depois, um grupo jogou água contra os policiais, que entraram no espelho d'água e prenderam dois jovens. Um manifestante desmaiou e foi carregado por PMs até uma viatura.
Os manifestantes que estão na grama são incentivados pelos demais a cruzar o espelho d'agua e subir a rampa do Congresso. Alguns foram atingidos por spray de pimenta, incluindo jornalistas.
Os organizadores do evento afirmam que os manifestantes que tentaram invadir o Congresso são cerca de 15 a 20 anarcopunks que não fazem parte do movimento. A organização tenta tirá-los do espelho d'água para que não provoquem os policiais.
Os protestantes ocuparam todas as faixas da pista que dá acesso ao Congresso Nacional. Milhares de pessoas se reuniram perto do Ministério da Agricultura. A promessa era de que o protesto passaria por três pistas (duas para os manifestantes e uma para os carros e policiais), mas os manifestantes ocuparam as seis faixas. Em seguida, eles se dirigiram ao canteiro central em frente ao Congresso Nacional.
Os manifestantes de Brasília foram às ruas para apoiar os atos que acontecem em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte público e a favor do passe livre. A multidão afirma que os policiais são explorados também, pedem o fim da corrupção e aplicação dos investimentos em saúde, educação e segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário