Páginas

22 de março de 2013

MORRE AOS 73 ANOS, JADER LUÍS HENRIQUE EX-DIRETOR DE DETRAN DE MOSSORÓ

Jader Luiz Henrique


Morreu na manhã desta sexta-feira (22), vítima de infarto, o ex-diretor do Detran de Mossoró, Jader Luiz Henrique da Costa, de 73 anos. Segundo familiares, ele morreu em casa antes da chegada dos socorristas do Samu.

No dia 11 de setembro do ano passado, Jader foi preso pela Polícia Rodoviária Federal durante a operação Cangueiros, deflagrada pelo Ministério Público Estadual, quando ainda respondia pelo órgão. Apontado como um dos envolvidos num suposto esquema que fraudava carteiras de habilitação na região Oeste do Estado, Jader foi afastado da função. A exoneração do cargo foi assinada pela governadora Rosalba Ciarlini no dia seguinte.

Segundo o MP, o processo segue em fase de inquérito e a denúncia ainda não foi oferecida à Justiça. Além do ex-diretor, outras dez pessoas foram presas, a maioria proprietários de Centros de Formação de Condutores. O termo "cangueiro", no Nordeste, é usado para definir a pessoa que dirige mal.

A operação
A operação decorreu de investigação promovida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Segundo as investigações, os envolvidos faziam parte de uma quadrilha que agia em Mossoró, Tibau, Assu e Alexandria, todos acusados de fraude em diversas etapas do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As irregularidades, ainda de acordo com o MP, aconteciam desde o registro falso da presença dos interessados nas aulas teóricas das autoescolas à facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos. Foi divulgado que pessoas analfabetas ou com algum grau de deficiência visual conseguiram obter autorização para dirigir.

O MP informou ainda que a fraude envolvia, além do diretor do Detran de Mossoró, servidores públicos daquele órgão e os proprietários de quatro Centros de Formação de Condutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário