Na referida reunião também esteve em pauta, a aprovação do estatuto da entidade, além de assuntos extra-pautas como a luta de todos os prefeitos pela Universidade Federal do Seridó.
De acordo com técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, o Consórcio formado pelos 25 municípios do Seridó tem uma importância muito grande na gerência de todas as ações de resíduos, não só o aterro sanitário, mas nas questões sociais, na coleta seletivo, na educação ambiental e que eles possam erradicar seus lixões até 2014.
O Governo do Estado garantiu que até o mês de julho deste ano todo o projeto de instalação do Aterro Sanitário do Seridó estará pronto, e que os recursos da ordem de 22 milhões da emenda destinada pelo senador Garibaldi Filho estão garantidos para a construção do mesmo.
Cerca de 96% dos municípios do Estado - e a realidade da região do Seridó não é diferente -, mandam seus lixos para verdadeiros lixões, onde já existiam anteriormente aterros controlados que devido a falta de condições financeira e técnica dos municípios eles se tornaram lixões.
O prefeito de Caicó Roberto Germano dise que os prefeitos do Seridó têm pressa no funcionamento do Aterro Sanitário, já que muitos têm enfrentado ações do Ministério Público Federal, algumas delas com a aplicação de multas altíssimas por ainda não terem eliminado de seus municípios os famosos lixões a céu aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário