Assembleia discute aumento da violência no RN
Na ocasião, representantes da instituição apresentaram dados alarmantes do setor de segurança pública e solicitaram ao Governo do Estado que nomeie os concursados. Segundo o deputado Fernando Mineiro (PT), propositor da audiência, os convocados recentemente estão apenas ocupando as vagas dos policiais aposentados e falecidos. Governo garante que, em 2013, irá convocar aqueles que passaram pela academia.
O representante da Comissão dos Concursados da Polícia Civil, Carlos Alberto Gonçalves apresentou dados sobre a situação da criminalidade no Rio Grande do Norte e disse, com base em pesquisas, que nos últimos 10 anos, a taxa de homicídios triplicou no estado. “No caso do assassinato de crianças e adolescentes, o aumento foi de 400%, colocando o RN como recordistas de homicídios desse público, ficando atrás apenas na Bahia”, declarou.
Segundo Carlos Alberto, dos 5.150 cargos para a Polícia Civil, criados por Lei, apenas 25% estão ocupados. Além disso, a atual estrutura da instituição é a mesma desde 1996. “Temos a mesma quantidade de delegacias, de policiais, não houve evoluções significativas.
GOVERNO
O representante do Governo do Estado, o diretor da Polícia Civil no interior, José Carlos de Oliveira afirmou que as reclamações são justas e disse que em 2013, após ter solucionado as questões dos limites prudenciais, o Governo irá convocar os policiais que passaram pelo curso de formação. “No próximo ano, o Governo deverá sair desse limite prudencial e a intenção é chamar todos que fizeram a academia. No total, são 308 agentes e 122 escrivães”, afirmou.
José Carlos declarou, ainda, que o Governo está sensível a esta situação e disse que o delegado geral, Fábio Rogério da Silva está fazendo um trabalho, dentro do possível, para reduzir tais problemas.
*Fonte: Assessoria da Assembleia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário