Páginas

29 de outubro de 2012

VEJA CURIOSIDADES DO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


VIRADAS

Treze das 50 cidades em que houve segundo turno nas eleições municipais registraram viradas em relação ao primeiro turno. Isso aconteceu em São Paulo-SP, Belém-PA, Curitiba-PR, Diadema-SP, Fortaleza-CE, Joinville-SC, Londrina-PR, Macapá-AP, Montes Claros-MG, Petrópolis-RJ, Porto Velho-RO, São Gonçalo-RJ e Soracaba-SP.

HOMENS X MULHERES
Apenas uma das capitais estaduais será governada por uma mulher a partir de 2013. Teresa Surita (PMDB) foi eleita no primeiro turno em Boa Vista (RR). No segundo turno, Vanessa Grazziotin (PC do B) perdeu para Artur Virgílio (PSDB) em Manaus (AM). Ela terminou com 34,05% dos votos válidos (311.607), contra 65,25% (603.483) do tucano.

MAIS PREFEITURAS
Com o fim do segundo turno, o PMDB foi o partido que mais prefeituras conquistou no país. Foram 1.031 prefeitos eleitos, contra 702 do PSDB. O PT ficou em terceiro lugar, com 636. O PSD somou 497 prefeituras, seguido pelo PP (467). O PSB aparece com 443 eleitos, enquanto o PDT venceu em 311 cidades. O PTB somou 294 vitórias.

TREZE
Metade dos prefeitos eleitos para as 26 capitais nasceu na cidade que irá governar. Isso aconteceu com os candidatos eleitos em Salvador (BA), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Curitiba (PR), Teresina (PI), São Paulo (SP), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Aracaju (SE).

MAIS JOVEM
César Souza Jr., de 33 anos, é o mais jovem prefeito eleito nas capitais estaduais. Souza Jr. (PSD) nasceu em 12 de agosto de 1979. ACM Neto (DEM), que foi eleito em Salvador, também tem 33 anos, mas nasceu alguns meses antes. O político baiano nasceu em 26 de janeiro de 1979. O terceiro mais jovem é Edivaldo Holanda Júnior, de 34, que foi pelo PTC em São Luís (MA).

MAIS VELHO
João Alves, de 71 anos, que foi eleito pelo DEM no primeiro turno em Aracaju (SE), é o prefeito mais velho das capitais. Essa é a segunda vez que ele comanda a capital sergipana. Ele também foi prefeito da cidade na década de 70. Além disso, Alves governou o estado por três mandatos. Ele foi eleito no primeiro turno com 52,72% dos votos válidos, contra 37,62% de Valadares Filho (PSB);

Nenhum comentário:

Postar um comentário