Páginas

12 de outubro de 2012

118 PREFEITOS ELEITOS NO PRIMEIRO TURNO,ESTÃO SUB JUDICE



Eleitores de 118 cidades escolheram para a prefeitura candidatos com registros indeferidos ou cassados que ainda aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles aparecem com votação zerada na apuração, e o sistema da Justiça Eleitoral aponta como vencedores os segundos colocados. Mas, dados divulgados separadamente pelo tribunal mostram que, juntos, os candidatos barrados e eleitos somaram 1,1 milhão de votos. Ao todo, há 429 candidatos ao Executivo vetados e à espera do julgamento de recurso. Eles receberam 2,4 milhões de votos, anulados pelo TSE. Se deferidos em última instância, os votos serão computados.

As votações zeradas geraram fatos curiosos. Nas cidades de Cedro (PE), Monte Alegre (RN), Bom Jesus de Goiás (GO) e Cedro(CE), ainda não existe prefeito eleito porque os dois únicos concorrentes estão com os registros negados. Segundo o TSE, será realizada nova eleição se for confirmado o indeferimento dos candidatos. Em Taquarituba (SP), outra surpresa: os dois primeiros colocados tiveram candidaturas barradas. Miderson Zenello (PSDB) e Waldemar Soldera (PMDB) obtiveram 7.566 e 6.208 votos, respectivamente. Arnon Firmo de Melo (PCdoB) aparece como eleito com apenas 484 votos, numa cidade com 18 mil eleitores.

"Os membros dos tribunais regionais e do TSE são da Justiça Eleitoral em tempo parcial. Acumulam o trabalho com suas atividades normais na Justiça. E esse ano tem também o mensalão, que toma o trabalho dos três ministros do STF que compõe o TSE. É lamentável (o atraso para julgar), mas sempre aconteceu", diz o advogado Torquato Jardim, ex-ministro do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário