Páginas

5 de setembro de 2011

RN TEM DEFICIT DE 2,4 MIL BOMBEIROS



O Estado do Rio Grande do Norte tem hoje um déficit de 2.463 bombeiros e, de acordo com os próprios policiais, o número de viaturas de resgate e de postos fixos é insuficiente.

Atualmente, são 654 homens e quatro mulheres para atender uma população de 3.121.451 habitantes, segundo dados do último censo do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a proporção de um bombeiro para cada mil pessoas. Ou seja, o RN tem uma deficiência de 78,92%.

Apesar dos números, o comandante do corporação, coronel Elizeu Lisboa Dantas, é otimista. Ele acredita que nos próximos dois anos o cenário será outro. "O Estado passa por um momento de transição e percebo que há uma vontade política de mudar a realidade. Acredito que nos próximos anos vamos receber mais dois mil bombeiros", comenta.

Pesa sobre a "vontade política", a exigência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de que cada cidade sede da Copa do Mundo 2014 tenha no mínimo dois mil bombeiros. Atualmente, Natal conta com pouco mais de 400 soldados lotados no Quartel Geral e em outras três unidades espalhadas na Região Metropolitana.

Parte desse efetivo não está nas ruas combatendo incêndios ou realizando outras ações inerentes ao ofício. Muitos estão dentro de salas fazendo serviços burocráticos. "Sobre isso, já falei para a governadora da necessidade de se realizar concurso público com vagas específicas, como Arquiteto, Engenheiro Civil e outros cargos", diz Elizeu.

O último concurso público da instituição foi realizado em 2006. Em 2009, foram chamados 100 soldados e 204 suplentes aguardam a convocação até novembro deste ano. "Temos a expectativa de abrir um novo concurso com 50 vagas para cadetes até o final do ano", revela o coronel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário