O fechamento da clínica pediátrica Uniped, anunciada para 13 de julho, desativará dez leitos pediátricos e deixará de oferecer três mil atendimentos mensais a 15 planos de saúde, dos quais a clínica já pediu o descredenciamento. A desativação agrava a perda de leitos enfrentada por Mossoró nos últimos sete anos, decorrente do fechamento de hospitais.
Trata-se de mais um hospital a fechar em Mossoró. O primeiro da série foi a clínica pediátrica Samec. Pouco tempo depois, a Casa de Saúde São Camilo de Lélis não fechou porque foi socorrida pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Pouco tempo depois, a Mater Dei decidiu encerrar suas atividades, seguida pela Unicárdio, que foi substituída pela Unimed, que deixará o endereço.
Por fim, o Hospital Duarte Filho e a Casa de Saúde Santa Luzia também não resistiram às dificuldades e decretaram a falência. Na maioria dos casos, a justificativa dos administradores das unidades foi a insuficiência de recursos públicos para manter a estrutura. O fechamento de mais um hospital sobrecarregará a já precária estrutura de saúde de Mossoró.
O fechamento da Uniped, embora não atenda pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representa na prática menos dez leitos em Mossoró. Com isso, sobe para cerca de 250 a quantidade de leitos que Mossoró perdeu nos últimos sete anos, enquanto que, na contramão desse processo, cresceu a demanda de pacientes e de serviços na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário