Páginas

1 de fevereiro de 2011

COM 375 VOTOS, MARCO MAIA É REELEITO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Marco Maia (PT-RS) no plenário (ao centro) durante  votação

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) foi reeleito para o cargo nesta terça-feira (1º). Maia disputou o a presidência com outros três deputados – Sandro Mabel (PR-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ).


Votaram 509 dos 513 deputados. Maia recebeu 375 votos; Mabel, 106;  Alencar, 16; e Bolsonaro, 9. Houve três votos em branco e nenhum nulo.


Para se eleger presidente sem necessidade de um segundo turno, Maia necessitava de maioria simples (pelo menos metade mais um) dos votos entre os deputados presentes à sessão.


Candidato do Palácio do Planalto, Maia concorreu com o apoio de 21 dos 22 partidos com representação na Câmara. Mabel e Bolsonaro lançaram candidaturas avulsas contra a determinação de suas siglas, que decidiram apoiar Maia. Chico Alencar concorreu com o apoio apenas do próprio partido.

Para a votação, que foi secreta, foram utilizadas sete urnas eletrônicas. Além do novo presidente, os parlamentares escolheram ainda os demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário