Páginas

19 de janeiro de 2011

19 DE JANEIRO: HÁ 29 ANOS MORRIA UMA DAS CANTORAS MAIS EXPRESSIVAS DO PAÍS, ELIS REGINA

Elis Regina

Há exatos 29 anos o país perdia uma das cantoras mais expressivas da música popular brasileira. Consagrada por sucessos como “Águas de Março” e “Como os Nossos Pais”, Elis Regina morreu em casa, no dia 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, em decorrência de uma overdose de cocaína, tranqüilizantes e bebidas alcoolicas.

A cantora nasceu no dia 17 de março de 1945, na cidade de Porto Alegre, onde aos 11 anos de idade, começou sua carreira em um programa de rádio para crianças. Aos 16 Elis lançou o seu primeiro LP, intitulado "Viva a Brotolândia".

O início da sua carreira nacional se deu após assinar um contrato com a TV Rio pra participar do programa Noites de Gala. Foi a partir daí que a "pimentinha" passou a crescer no Fino da Bossa Nova, estilo musical definido pela própria Elis.

"Dois na Bossa" vendeu um milhão de cópias.
Elis Regina foi a primeira cantora a atingir a marca de um milhão de cópias vendias com o disco "Dois na Bossa". E foi em 1966 com o LP gravado durante o Festival da Música Brasileira, que ela lançou o selo "Artistas", registrando o primeiro disco independente da música brasileira.

Elis lutou por causas políticas e musicais. Ela utilizou das músicas que interpretava para criticar a ditadura militar. "O Bêbado e a Equilibrista", música interpretada pela cantora, se tornou a canção-hino na campanha pela Anistia dos exilados brasileiros.

Mãe de três filhos, Elis Regina Carvalho Costa retratava sua vida nas suas interpretações e se entregava à música como se subisse ao palco pela última vez. Sua obra tão marcante ainda está presente na vida dos brasileiros que lamentam o aniversário de morte de uma das cantoras mais expressivas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário