Páginas

22 de outubro de 2013

É CRÍTICO O NÍVEL DOS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS D’ÁGUA DO RN

É muito crítico o nível dos reservatórios d’água nas regiões Seridó, Vale do Açu e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos.

O Açude Boqueirão de Parelhas, em Parelhas, está com apenas 21,63%, também já impondo enormes dificuldades a população. O Itans, em Caicó (64 mil habitantes), chegou a 15,39% de sua capacidade total que é de 81 milhões de metros cúbicos de água.

O açude Dourados, em Currais Novos, praticamente secou. Tá com apenas 4,23% de seus 10 milhões de metros cúbicos de água capaz de armazenar. Assim como estas duas bacias hidrográficas, também estão em nível crítico as Bacias do Trairi e Potengi.

O maior dos reservatórios de água doce no RN e também o que mais abastece cidades através de sistema adutor: Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves localizada entre as cidades de Itajá e Jucurutu. Abastece mais de 40 cidades, num universo aproximado de 500 mil habitantes.

A Armando Ribeiro é responsável pela perenização do rio Piranhas/Açu, pela irrigação de pelo menos 30 mil hectares no Vale do Açu, sendo fundamental no setor produtivo nos setores de frutigrangeiros.


Segundo informações da Semarh o nível de armazenamento da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, chegou a 39,48% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, isto significa dizer que o reservatório tem apenas 947 milhões de metros cúbicos de água para abastecer mais de 40 cidades, entre estas a cidade de Mossoró, até a próxima temporada de inverno.
Foto Açude Itans Caicó-RN 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário