Páginas

9 de agosto de 2017

REFORMA POLÍTICA SERÁ APROVA NA CÂMARA EM AGOSTO, DIZ MAIA

A reforma política é fundamental e será aprovada na Câmara dos Deputados ainda no mês de agosto, afirmou nesta terça-feira o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O deputado, que tem participado ativamente de negociações sobre o tema deve discutir novamente o tema com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

"A gente está discutindo, a gente vai avançar na reforma política, ela é fundamental, é uma das reformas que colaboram com a mudança que o Brasil precisa, que pode reaproximar o eleitor à sociedade da política brasileira", disse, ao chegar à Câmara na tarde desta terça-feira. "Nós vamos avançar, sim, podem ter certeza que a Câmara terá a reforma política aprovada no mês de agosto", garantiu.

A Casa discute algumas alterações no âmbito da reforma política e há acordo em torno do fim das coligações nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e do Distrito Federal, além de vereadores, e também da chamada cláusula de desempenho, ou cláusula de barreira, que estabelece requisitos mínimos para o funcionamento parlamentar, acesso à TV e ao fundo partidário.

O presidente da Câmara afirmou que a ideia seria concluir a discussão da reforma política nas comissões até esta quinta-feira para iniciar sua tramitação em plenário a partir da próxima semana. Resta definir ainda como se dará o financiamento das próximas eleições. O parecer de Cândido prevê a criação de um fundo, que seria abastecido com recursos públicos.

ELEIÇÕES
Questionado se o prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) teria espaço no DEM para concorrer à Presidência da República, Maia respondeu que "todos que pensem como nós pensamos" têm espaço. "Um pensamento liberal na economia, a favor do setor privado, gerando emprego, gerando riqueza, para isso tem espaço no DEM", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário