Páginas

26 de fevereiro de 2016

TCE DECIDE: ESTADO PODE REALIZAR CONCURSO PARA REPOR POLICIAIS INATIVOS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu, em sessão realizada na última quinta-feira (25), que o Estado do Rio Grande do Norte pode realizar concurso público para repor policiais militares que entraram na reserva ou foram demitidos, mesmo estando acima do limite legal de gastos com pessoal.

A decisão é fruto de consulta enviada à Corte de Contas pela secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite. O processo foi relatado pelo presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Thompson Fernandes. As perguntas formuladas dizem respeito à possibilidade de realização de concurso na área de segurança pública.

De acordo com os termos do voto, é possível realizar a reposição de policiais militares que foram para a reserva remunerada, ou foram reformados, pois essas são as formas análogas a aposentadoria do servidor público civil e a Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza a reposição de servidores aposentados nas chamadas áreas essenciais (saúde, educação e segurança).

O conselheiro entende que o termo “aposentadoria” usado na LRF “abrange a “inatividade” no serviço público, o que além da aposentadoria para o servidor público civil, inclui a reforma e a reserva remunerada para o servidor público militar”.

A decisão do TCE faz algumas ressalvas: a exceção legal não inclui os servidores das chamadas atividades-meio e “no tocante à reserva remunerada, hipótese de vacância também contabilizada para fins de reposição de pessoal, caso o militar retorne ao serviço ativo, há de se observar essa ocorrência, para fins de cálculo das efetivas vagas existentes passíveis de reposição”.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VAI CONTRATAR EMPRESA PARA FAZER REFORMA ADMINISTRATIVA

A Assembleia Legislativa encaminhou nota, nesta sexta-feira (26), a respeito da auditoria que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pretende fazer na folha de pagamento dos servidores da Casa. 

De acordo com o Legislativo, partiu do próprio Poder o pedido para que o TCE analisasse a situação jurídica e administrativa dos servidores.

Na nota, a Assembleia explicou que desde o início de 2015 vem realizando levantamento sobre a estrutura administrativa e que, com os dados coletados, solicitou ao TCE a análise sobre casos que podem ser de acumulação irregular de cargos por parte dos servidores. Ao todo, 296 casos foram detectados e serão analisados por uma comissão específica.

Sobre a quantidade de cargos comissionados, a Assembleia explicou que contratará uma empresa para planejar uma Reforma Administrativa, que também terá o levantamento sobre a necessidade de diminuir a estrutura de cargos comissionados.

DESEMBARGADOR AUTORIZA INVESTIGAÇÃO CONTRA O DEPUTADO RICARDO MOTTA

O desembargador João Rebouças autorizou abertura de Procedimento Investigatório Criminal (PIC), em caráter sigiloso, solicitado pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) para apurar a veracidade de citações contra o deputado estadual Ricardo Motta. 

O ex-presidente da Assembleia foi acusado pelo ex-diretor administrativo do Idema Gutson Johnson Bezerra, principal acusado de comandar desvios de recursos no Idema, de ser beneficiário do esquema.

Escolhido por sorteio, o desembargador João Rebouças tomou a decisão nesta sexta-feira (26). Ele ainda aplicou jurisprudência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, decidida pelo Pleno (colégio de desembargadores), segundo a qual, eventuais pedidos de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico, busca e apreensão, obrigatoriamente dependem de prévia autorização do relator.

Em depoimento prestado à Justiça, Gutson Reinaldo afirmou que Ricardo Motta ficava com 60% dos recursos desviados no esquema investigado pela Operação Candeeiro, onde a verba de multas ambientais eram repassadas a um grupo criminoso através de contratos falsos com empresas ligadas aos criminosos.

HOMEM TENTA REAGIR A UM ASSALTO E É MORTO PELOS BANDIDOS EM MOSSORÓ

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte registrou na noite desta quinta-feira, 25 de fevereiro, a 5ª morte violenta em um só dia. Foi a 22ª do mês e a 49ª no ano de 2016.

Jose Ferreira da Costa Filho, Soldador de 40 anos, foi baleado nas costas durante uma tentativa de assalto, na Rua Dr. Girão no conjunto Redenção. Ele foi socorrido por familiares para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas não resistiu.

Segundo informações, dois indivíduos de motocicleta tentaram assaltar José Ferreira e ele teria reagido se agarrando a um dos assaltantes que estava como garupa da moto. Isso aconteceu por volta de 20 horas e 30 minutos e ele morreu na sala de cirurgia, por volta das 22 horas.

A policia militar foi informada esteve no local fez diligencia tentando localizar e prender os assaltantes que fugiram em direção ao conjunto Mons. Alfredo Simonetti, o conhecido Abolição V, mas ninguém foi localizado.

GOVERNO DO RN PAGA SERVIDORES DIAS 3 E 4

De acordo com informações repassadas a imprensa pela SEPLAN/RN, na manhã desta sexta-feira, o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria anunciou que estará efetuando o pagamento dos Servidores do estado referente ao mês de fevereiro, durante os dias 3 e 4 de Março.

Na quarta-feira dia (3), receberão os servidores, inativos, aposentados e pensionistas já na quinta-feira dia (4), receberá o restante dos servidores ativos, independente de remuneração e órgão onde esteja lotado.

O prefeito de Caicó, Roberto Germano, também anunciou que na próxima semana estará encaminhando ao banco a folha com o pagamento dos servidores referente ao mês de fevereiro.O pagamento deverá ser realizado no dia primeiro segundo sua assessoria.

LOBISTA SE TORNA PEÇA CENTRAL NA LAVA JATO

O pagamento de US$ 4,5 milhões pelo lobista Zwi Sckornicki ao publicitário João Santana, na conta suíça da Shellbill, será o epicentro da batalha política no Brasil.

Enquanto Santana e sua esposa Mônica alegam terem sido pagos por Zwi em razão de uma campanha angolana, a força-tarefa da Lava Jato sustenta que os repasses dizem respeito a "propinas da Petrobras", como está na manchete do Globo; em sua coluna desta sexta-feira, o colunista Merval Pereira sugeriu a Zwi que faça um "bom negócio".

Uma delação premiada; caso diga que pagou, no exterior, dívidas de campanha do PT, o lobista de origem polonesa poderá dar à oposição o Santo Graal que ela vem buscando há quase dois anos contra a presidente Dilma Rousseff.

DILMA: “O BRASIL NÃO PODE E NÃO VAI PARAR”

Em entrevista ao jornal El Mercurio, do Chile, para onde viaja nesta sexta-feira 26, a presidente afirma ter a "consciência tranquila" de que não cometeu nenhuma irregularidade em seu mandato e reforça que não existe contra ela "nenhuma dúvida relativa a denúncias de corrupção".

"Independentemente das tentativas de setores da oposição de distanciar-me da Presidência por meios ilegítimos e ilegais, seguirei cumprindo o que me ordena a Constituição (...). O Brasil não pode e não vai parar", disse; Dilma também destacou positivamente o fato de que a oposição, antes empenhada em apostar "na ideia do 'quanto pior, melhor'", demonstra agora "maior disposição para o diálogo" com o governo. 

PF PEDE PRORROGAÇÃO DA PRISÃO DE JOÃO SANTANA

Polícia Federal (PF) solicitou nesta sexta-feira, 26, ao juiz Sérgio Moro que as prisões temporárias do publicitário João Santana e de sua mulher Mônica Moura sejam prorrogadas por mais cinco dias.

O pedido também atinge Maria Lúcia Tavares, ex-secretária de Marcelo Odebrecht; o prazo das prisões vence neste sábado, 27. A PF aponta existência de planilha apreendida com Maria Lúcia, que apontaria repasse de R$ 4 milhões no Brasil, entre outubro e novembro de 2014, para o "programa Feira", sigla que a PF atribui ser referência para João Santana.

COMEÇA PROCESSO DE MIGRAÇÃO DE EMISSORAS AM PARA FM

O Ministério das Comunicações começou emitir ontem os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa AM para FM. Ao todo, 175 emissoras de rádio de vários estados do país já estão aptas a receber o boleto e dar início ao processo de alteração.

As entidades que estão com pendências de documentação junto ao ministério terão, a partir de hoje, terão 90 dias para regularizar a situação. Após a quitação, o Ministério das Comunicações vai emitir o ato que autoriza a migração de faixa.

Na sequência, as rádios deverão apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos poderão começar a transmitir a programação na faixa de FM.

Em 2016, um total de 937 rádios AM que fizeram a solicitação ao MC poderão migrar para a faixa de FM. Atualmente, 756 emissoras estão com alguma pendência e terão 90 dias para apresentar os documentos exigidos pelo Ministério. Se não cumprirem este prazo, essas emissoras vão para o lote residual e terão mais três meses, a partir de julho, para sanar as pendências.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração em 2016. No entanto, 437 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. Para isso, os canais 5 e 6, que, hoje, são ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM.

GOVERNO ANUNCIA BANDEIRA VERDE E REDUÇÃO DE 6,5% NA CONTA DE LUZ

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou nesta quinta-feira, 25, que a conta de luz trará a bandeira verde a partir de 1º de abril, e as tarifas de energia deixarão de ter a cobrança extra. 

Com isso, os consumidores terão uma redução de 6% a 6,5% na conta de luz, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

O fim da cobrança extra na conta de luz será possível porque o governo decidiu desligar mais 15 usinas térmicas no início de março, o equivalente a 3 mil megawatt (MW). Sem esses empreendimentos, será possível poupar cerca de R$ 8 bilhões por ano.

No início de fevereiro, o governo já havia anunciado o desligamento de sete usinas térmicas, com 2 mil MW, o que permitiu o acionamento da bandeira amarela e uma economia anual de R$ 2 bilhões.

De acordo com Braga, a queda do consumo de energia, a operação de novas usinas e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas em todo o País permitiram dispensar o uso das termelétricas, que geram energia mais cara. "A tarifa de energia elétrica está efetivamente em viés de baixa", disse o ministro.

PT PEDE MOBILIZAÇÃO PRÓ-LULA CONTRA LAVA JATO

O diretório nacional do PT deve pedir, nesta sexta-feira (25), que seus filiados tenham como tarefa “prioritária” a montagem de ações em solidariedade ao ex-presidente Lula.

“Tarefa muito especial e prioritária neste início de 2016 é a montagem de uma poderosa bateria de ações, recursos, debates e mobilizações de solidariedade a Lula, o presidente que segue iluminando de esperança o coração do povo mais humilde e já provou, em seus dois mandatos, que o Brasil pode ser o país pioneiro na consolidação de uma autêntica democracia com os pobres dentro”, diz o documento que será submetido ao diretório nacional e é assinado pelo presidente do PT, Rui Falcão.

Sem citar a operação Lava-Jato, mas fazendo críticas a métodos de investigação em curso, o documento afirma que “o PT tem consciência de que o ataque voltado contra ele se dirige também contra os próprios pilares do Estado de Direito.”

PF CUMPRE MANDADOS EM DESDOBRAMENTO DA LAVA JATO

Operação contra construtoras investiga o suposto pagamento de propina nas obras das ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, informou a polícia em comunicado; segundo a PF, serão cumpridos sete mandados de condução coercitiva e 44 mandados de busca nos Estados do Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, além do Distrito Federal.

Entre eles, mandados de busca e apreensão em um prédio da Odebrecht no Rio de Janeiro e, em São Paulo, na sede da Constran e na casa de um ex-funcionário da Serveng.

OPERAÇÕES BUSCAM PRODUZIR ELEMENTOS QUE ATENDAM À ESTRATÉGIA POLÍTICA DA OPOSIÇÃO

'Operações buscam produzir elementos que atendam à estratégia política da oposição: viabilizar o impeachment de Dilma pelo Congresso, com a posse do vice Michel Temer, ou a cassação da chapa Dilma-Temer pelo TSE, o que levaria à realização de novas eleições se isso acontecer antes de outubro, além de alguma forma de condenação e desmoralização do ex-presidente Lula, tirando-o da disputa eleitoral de 2018', afirma a jornalista Tereza Cruvinel. 

Ela ressalta que, além das Olímpiadas, a partir de julho, pelo calendário eleitoral, os candidatos registrados às eleições municipais de outubro não poderão ser presos, o que também pode limitar o raio de ação das operações; "Então, vem por aí muita turbulência", alerta.

25 de fevereiro de 2016

CINCO PRESOS FOGEM DO PRESÍDIO ESTADUAL DE ALCAÇUZ NO RN

O presídio estadual de Alcaçuz registrou mais uma fuga. Por volta das 23h da quarta-feira (24), cinco detentos conseguiram escapar do pavilhão 1 da unidade utilizando o mesmo túnel que foi descoberto no domingo (21), quando dois presos conseguiram fugir. Inicialmente, a Sejuc afirmou que seis detentos teriam fugido.

Horas depois, a informação foi corrigida. Com a fuga de ontem, subiu para 120 o número de detentos que conseguiram escapar de unidades prisionais no estado desde o início do ano.

Os fugitivos foram identificados como: Asclepíades Santos de Sousa, Geraldo Neto de Souza, Maicon Souza da Silva, Roneilson Cardoso de Lima e Severino dos Ramos Feliciano Simão. De acordo com a Sejuc, Asclepíades, Maicon e Roneilson integram organizações criminosas e são considerados de alta periculosidade.

Os três respondem por tráfico de drogas, formação de quadrilha e assalto, respectivamente.Após a fuga, o túnel foi fechado.Agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais, com apoio da Polícia Militar, realizaram trabalho de recontagem nas celas durante a manhã. Agora subiu para 120 o número de detentos que conseguiram escapar de unidades prisionais no estado desde o início do ano.

POLÍCIA REGISTRA TRIPLO HOMICÍDIO NESTA QUINTA-FEIRA EM MOSSORÓ

Dois irmãos, um de 25 e outro de 21 anos, e um adolescente de 16 anos foram assassinados a tiros na madrugada desta quinta-feira (25) em Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, os homens estavam deitados dentro de casa. Ninguém foi preso.

Segundo a PM, a casa fica no sítio Cajazeiras. Dois estavam deitados em redes e um em uma cama quando foram mortos.

Os criminosos quebraram a porta da frente e mataram os jovens. Os irmãos são Jefferson Adriano Dantas Henrique, de 25 anos e Daniel Henrique Dantas de Brito, de 21. A terceira vítima foi identificada como João Paulo, de 16 anos. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) esteve no local e recolheu os corpos. A polícia acredita que o crime esteja relacionado a um acerto de contas.

Com as mortes de hoje, a cidade Mossoró se aproxima da marca de 50 assassinatos no decorrer destes 52 dias do ano e o estado "caminhar" para os 250 crimes. Agora já são 47 pessoas mortas este ano na cidade de Mossoró. Em todo o estado já são 247, de acordo com o "Contador de Homicídios" do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol).

RN CONTABILIZA 22 ATAQUES A BANCOS EM DOIS MESES

Em menos de dois meses do ano, o Rio Grande do Norte contabiliza ao menos 22 ataques à bancos e caixas eletrônicos. O levantamento da imprensa estadual dá conta de quase uma ação criminosa à cada três dias. O caso mais recente foi registrado na madrugada desta quinta-feira (25) no município de Espírito Santo, localizado à 70 quilômetros de Natal. 

A informação é de ue cerca de 12 criminosos invadiram a agência e explodiram o caixa do Bradesco. O crime aconteceu por volta das 3h. A quadrilha estava dividida em dois carros. Eles conseguiram fugir, mas, a polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado. O estabelecimento ficou parcialmente destruído com a força da explosão. Na fuga, os homens atiraram pelas ruas da cidade.

Em 2016, já foram registrados em todo o estado 22 casos de explosão ou arrombamentos de caixas de banco, incluindo 18 explosões com dinamite e 3 arrombamentos nos quais os criminosos utilizaram maçarico ou outros métodos para violar o terminal. Em 2015, foram 83 casos de explosão ou arrombamentos de terminais eletrônicos em todo o estado.

MAIS DE 50% DESAPROVAM O GOVERNO ROBINSON FARIA EM MOSSORÓ

A pesquisa encomendada perlo Blog do BG e pelo programa Meio Dia Cidade, da 94 FM de Natal, do jornalista Bruno Geovani divulgada hoje na cidade de Mossoró revela também um dado bastante interessante.

A impopularidade do prefeito Silveira ajudou a puxar para baixo o governador Robinson Faria (PSD), parceiro da administração pública do prefeito mossoroense.

Segundo a pesquisa, 50,2% dos mossoroenses desaprovam o governo estadual, enquanto 27,3% aprovam. Outros 21,7% se mostraram indiferentes e 0,8% não têm opinião formada.

ROSALBA LIDERANÇA PESQUISA EM MOSSORÓ E SILVEIRA É O QUINTO COLOCADO

Se as eleições fossem hoje a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) estaria eleita prefeita de Mossoró com 43,8% dos votos.

É que o revela a pesquisa do Blog do BG e do programa Meio Dia Cidade, da 94 FM de Natal, do jornalista Bruno Geovani.

Segundo a pesquisa, realizada pela Consult, a segunda colocada, ex-deputada Larissa Rosado (PSB) aparece 12,3% da intenção de votos, mais de 30 pontos atrás de Rosalba. A ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), também pré-candidata, é a terceira colocada com 4,7%.

Na sequência, na quarta posição, Tião da Prest, pré-candidato a prefeito dos empresários. Ele ainda não definiu por qual legenda disputará a Prefeitura. O prefeito Silveira Júnior (PSD), vivendo crise profunda de popularidade, é apenas o quinto colocado na corrida eleitoral, com apenas 2,7%.

O vice-prefeito Luiz Carlos Martins (PT), outro pré-candidato, é o sexto com 0,7% da intenção de votos. Seguido do professor Josué (PSDC), com 0,5%. Os indecisos somaram 24,7% e os que afirmaram não votar em ninguém somaram 7,3%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 06811/2016. Foram escutadas 600 pessoas no dia 12 de fevereiro. A margem de erro de 4% com grau de confiabilidade de 95%.

PREFEITO TEM QUASE 80% DE DESAPROVAÇÃO

Segundo a pesquisa Blog do BG/Meio Dia Cidade/Consult, quase 80% dos mossoroenses desaprovaram a gestão do prefeito Silveira Júnior (PSD). Em números concretos, 79,8% consideram a administração municipal “ruim” ou “péssima”. A pesquisa revela que apenas 10,5% aprovação a gestão, enquanto 9,5% da população se posicionaram com indiferença e 0,2% não tiveram opinião formada.

ARRECADAÇÃO SOMA R$ 129,4 BILHÕES, PIOR RESULTADO PARA JANEIRO DESDE 2011

O governo federal arrecadou R$ 129,38 bilhões em impostos e contribuições em janeiro de 2016. O resultado representa queda real de 6,71 % em relação ao mesmo período de 2015, com a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado pelo governo para estabelecer as metas de inflação.

O resultado é o pior para meses de janeiro desde 2011. Os dados foram divulgados hoje (25) pela Receita Federal. Entre os principais fatores que influenciaram a arrecadação, está a retração dos principais indicadores macroeconômicos, diz a Receita. Na produção industrial, a queda chegou a 11,9%, na venda de bens e serviços, a 10,96%, no valor em dólar das importações, a 37,82%, e na massa salarial nominal, a 0,8%.

Outro fator que influenciou a queda na arrecadação foi a redução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), um indicativo importante do setor produtivo. O recuo nesses dois tributos chegou a 3,17%.

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) registrou queda de 31,43%, com destaque para o IPI-Fumo (-55,97%), IPI-Bebidas (-46,40%), IPI-Automóveis (-12,5%) e IPI-Vinculado à Importação (-25,15%).

O Imposto de Renda Pessoa Física totalizou R$ 1,9 bilhão, um acréscimo de 40,07%, decorrente do aumento de ganhos de capital na alienação de bens. No caso do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), houve crescimento de 14,59%, impactado pelo aumento do tributo sobre operações das pessoas físicas.

A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) acusou queda de 3,79%, e o PIS/Pasep recuo de 4,57%. Segundo a Receita Federal, o resultado foi influenciado pela redução no volume de vendas e da elevação de alíquotas incidentes sobre a gasolina, diesel e na importação de bens e serviços.

A arrecadação da Receita Previdenciária teve redução de 7,13%, em decorrência da elevação das alíquotas da contribuição previdenciária sobre a Receita Bruta e da redução da massa salarial de 10,37%.

CID ATACA LULA E DIZ QUE DILMA FECHOU ROUBALHEIRA

Braço direito do irmão Ciro Gomes, que disputará a eleição presidencial de 2018 pelo PDT, o ex-governador cearense Cid Gomes dispara contra o ex-presidente Lula, mas isenta a presidente Dilma Rousseff dos escândalos na Petrobras.

Segundo ele, Lula teria sido "conivente" com os desvios, enquanto Dilma "fechou as portas" da corrupção; Ciro, que apareceu com 6% das intenções de voto da pesquisa CNT/MDA, pretende se qualificar como o candidato das forças de esquerda em 2018.

GLEISI: DILMA NÃO TRAIU ELEITOR NO CASO DO PRÉ-SAL

Em meio a uma saraiva de críticas de parlamentares governistas contra a aprovação do projeto do senador José Serra (PSDB), que abre o pré-sal para empresas estrangeiras, e o governo Dilma, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) sai em defesa da presidente; "Não temos de criticar Dilma, apontar o dedo, chamá-la de traidora.

Não, não é. É presidenta num contexto político duro, de disputa intensa, frágil politicamente, que governa com uma composição de forças políticas que tem grandes contradições entre si", afirma; nas redes sociais, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que Dilma traiu os senadores petistas com "a mudança de orientação do governo".

Para Gleisi, porém, "se posicionar contra o governo é tudo o que a direita quer"; a senadora também lembra que "essa luta não está perdida, ainda tem a votação na Câmara e temos condições de nos organizarmos e nos mobilizarmos."

PRÉ-SAL E AJUSTE ACENTUAM DISTÂNCIA ENTRE DILMA E PT

Enquanto lideranças petistas se dizem traídas pela posição do governo federal na votação do pré-sal, a presidente Dilma Rousseff se irrita com o PT, pela falta de apoio ao ajuste fiscal, e decide não ir à festa de 36 anos do partido.

"Não fazemos questão da presença dela", disse Washington Quaquá, presidente da sigla no Rio de Janeiro; em comunicado, o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, chamou de "retrocesso" as mudanças no pré-sal e ressaltou que os deputados continuarão lutando contra a proposta aprovada nesta quarta após um acordo entre o governo e o Congresso. A pergunta que se faz nesse momento é: Haverá um rompimento entre a presidente da República e seu partido.?

MULHER DE JOÃO SANTANA CONFESSA À POLÍCIA FEDERAL CONTA NÃO DECLARADA

A mulher do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, confessou à Polícia Federal, em depoimento de mais de quatro horas, nesta quarta-feira, 24, em Curitiba, o uso da conta não declarada em nome da offshore Shellbill Finance SA, mas negou o recebimento de recursos ilícitos por ela e desvinculou os valores de recebimentos por campanhas eleitorais no Brasil.

"A Mônica, que foi a única ser ouvida ontem, conseguiu demonstrar cada movimentação dessa conta, cada movimentação dos recursos no exterior", afirmou o criminalista Fábio Tofic, defensor do casal de marqueteiros do PT presos pela Operação Acarajé 23ª fase da Lava Jato. 


Os dois são suspeitos pelo recebimento de pelo menos US$ 7,5 milhões, entre 2012 e 2014, de dinheiro fruto do esquema de corrupção na Petrobras. Os valores foram parar na conta da Shellbill, ocultas no banco Heritage, na Suíça.
"Está claro que a Mônica e o João estão presos por manutenção de conta não declara no exterior. Um crime pelo qual não existe uma pessoa presa nesse País. Não vou dizer que é um crime leve, mas é um crime que não enseja a prisão de qualquer cidadão", afirmou Tofic, ao deixar o prédio da Superintendência da PF, em Curitiba.

Segundo o defensor, Mônica explicou que o casal recebeu "recursos lícitos pelo trabalho honesto que fizeram ao longo de anos". "Não são lavadores de dinheiro, não são corruptos e nunca tiveram contrato com o poder público, gostem ou não dos clientes deles", disse o criminalista.

FILHO DE LULA ATACA DE MORO A CUNHA

Investigado pela Operação Zelotes por ter recebido R$ 2,4 milhões de um lobista acusado de participar de um esquema de compra de medidas provisórias, Luís Claudio Lula da Silva faz das redes sociais sua trincheira.

A participação do filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook é praticamente diária e, frequentemente, crítica. Entre seus alvos: o juiz federal Sergio Moro; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); o delegado da Polícia Federal responsável pela Zelotes, Marlon Cajado; além de adversários políticos do seu pai e a mídia.

Até o início da semana passada, um dos posts trazia uma montagem de Sergio Moro segurando um cartaz: "Contrata-se delatores, com ou sem experiência. Objetivo: acabar com o PT". Relator do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), o ex-ministro Joaquim Barbosa é outro que ilustra o perfil, no caso, ao lado de Eduardo Cunha.

Crítica a Sergio Moro

A frase, acima de duas fotos de Barbosa e Cunha, afirma: "Corrupto tem culpa por roubar, mas a Justiça tem mais, por proteger!". Em baixo, a justificativa do texto republicado: "Investigação sobre contas suíças de Cunha estava na gaveta desde 2006". Barbosa esteve no Supremo de 2003 a 2014.

Em 12 de fevereiro, uma semana antes de o governo anunciar a projeção de queda de 2,9% do PIB (Produto Interno Bruto) para 2016, Luís Claudio ironizou análises sobre a situação econômica.

Ele compartilhou um bunner dizendo que na praia "os quiosques estão lotados de crise", o estacionamento do shopping anda "lotado de crise" e as pessoas na fila do restaurante aguardam a "crise desocupar" a mesa.

Polícia Federal ganhou espaço cativo no Facebook de Luís Cláudio. Ele republicou uma entrevista do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), assíduo comentaristas dos posts do filho de Lula. Nela, o parlamentar sustenta que PF e o Ministério Público Federal "não disfarçam mais a caçada a Lula".

O delegado Marlon Cajado, responsável pela operação da qual Luis Claudio é alvo, é acusado de exibicionismo. Acima de um link como uma nota do Instituto Lula rebatendo Cajado, o filho do ex-presidente provocou: "Quando a pessoa quer aparecer no plim-plim faz de tudo".

24 de fevereiro de 2016

PROJETO QUE CONCEDE REAJUSTE DE 11,36% PARA PROFESSORES É APROVADO PELA AL

O projeto de lei encaminhado pelo Governo do RN à Assembleia Legislativa na última sexta-feira (19), propondo o reajuste de 11,36% para os professores da rede estadual, foi aprovado durante sessão plenária na Casa nesta quarta-feira (24). 

Dessa forma, o projeto cumpre o reajuste anual do Magistério, em consonância com o que foi firmado pelo Governo Federal em janeiro de 2016. O salário base passa de R$ 1.917,78 para R$ 2.135,64, com efeitos financeiros a partir de janeiro de 2016.

O reajuste é válido para os vencimentos básicos de professores e especialistas em educação do RN que desempenham atividades de docência ou de suporte pedagógico à docência (direção, coordenação, planejamento, administração, inspeção, supervisão e orientação) nas unidades escolares de Educação Básica e na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), incluindo as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura (Direc).


A medida atende aos profissionais disciplinados pela Lei Complementar Estadual n.º 322, de 11 de janeiro de 2006, e que tenham jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para professores e especialista de educação que exercem jornada de trabalho diversa de 30 horas semanais, os vencimentos serão calculados de forma proporcional.

PGJ PEDE AUTORIZAÇÃO PARA INVESTIGAR ACUSAÇÕES CONTRA RICARDO MOTTA

A Procuradoria Geral de Justiça pediu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) autorização para abrir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar acusações contra o deputado Ricardo Motta.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi apontado por Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra como beneficiário do esquema de desvio de dinheiro do Idema, investigado pela Operação Candeeiro.


Como o deputado tem foro privilegiado, cabe ao procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, a decisão sobre a investigação. Para isso, é necessário que o Tribunal de Justiça aprove ou não o pedido.

Em depoimento na última segunda-feira (22), Gutson afirmou que 60% do dinheiro desviado ficava com políticos. Ele disse que permaneceu na direção administrativa do Idema a convite do parlamentar e que Ricardo Motta o procurou porque precisava de dinheiro, "R$ 8 milhões ou R$ 10 milhões", para pagar dívidas feitas em eleições. Segundo ele, o deputado era o único dos envolvidos com foro provilegiado.


Em nota, Ricardo Motta negou as acusações, afirmando que não foi responsável pela sua indicação e nomeação. Ele permaneceu na presidência da Assembleia Legislativa entre os anos de 2011 e 2015. "Nada do que foi dito é verdade. Nada, absolutamente, nada. Por isso, tomarei as medidas cabíveis para que este absurdo não fique impune", disse.

HUMBERTO COSTA SUBSTITUI DELCÍDIO DO AMARAL NA LIDERANÇA DO GOVERNO NO SENADO

O senador Humberto Costa (PT-PE) será o novo líder do governo no Senado. Ele substituirá o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que esteve preso desde o dia 25 de novembro até a última sexta-feira (19) e agora está licenciado do Senado.

A indicação de Costa foi anunciada hoje (24) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e deve ser oficializada pelo Palácio do Planalto. Desde a prisão de Delcídio, os quatro vice-líderes do governo assumiram as negociações do Executivo no Senado.

Para assumir a liderança do governo, Costa deixará a liderança do PT, posto para o qual havia sido reconduzido no começo do mês. Agora, o partido deverá escolher um novo nome para liderar a bancada na Casa.

O ex-líder no governo no Senado, Delcídio do Amaral, foi preso por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. O filho do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, gravou uma conversa na qual o senador oferecia R$ 50 mil mensais e um plano de fuga para evitar a delação premiada do ex-executivo.

AÉCIO APARECE À FRENTE DE LULA EM EVENTUAL DISPUTA ELEITORAL EM 2018

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira, 24, mostra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) a frente do ex-presidente Lula (PT) em um cenário estimulado numa eventual disputa à Presidência da República em 2018.

Quando os nomes dos candidatos foram apresentados aos entrevistados, o tucano recebeu 24,6% das intenções de voto contra 19,1% do petista. Marina Silva aparece em seguida, com 14,7%.Este primeiro cenário mostra ainda Jair Bolsonaro com 6,1% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes, com 5,8%, e com uma taxa de brancos e nulos de 19,6% e indecisos de 10,1%.

A pesquisa também fez levantamento com um terceiro cenário, com a inclusão de José Serra pelo PSDB. Nessa disputa, Lula repete 19,7%, seguido por Marina por 17,8% e Serra com 14,5%. Já Ciro tem 7,2%, Bolsonaro, 6,4%. Votos nulos e brancos somam 24,1% e os indecisos, 10,3%.

Voto espontâneo

Na avaliação de votos espontâneos Aécio aparece com 10,7% das intenções, seguido por Lula com 8,3% e Marina com 3,9%. Bolsonaro tem 3,2% das intenções de voto. A presidente Dilma Rousseff (que não pode ser candidata) aparece com 1,6%, Serra com 1,3% e Alckmin com 0,8%.

Segundo turno

De acordo com a pesquisa CNT/MDA, em cenários estimulados de segundo turno, Aécio Neves venceria Lula com 40,6% contra 27,5%. Votos brancos e nulos somam 25,7% e indecisos 6,2%.

Em outros cenários com o Lula no segundo turno, o ex-presidente também ficaria atrás de Ciro Gomes (29,1% contra 28,2%; brancos e nulos:34,3% e indecisos 8,4%) e de Marina Silva (36,6% contra 26,3%, branco e nulo 30% e indecisos 7,1%)

MARQUETEIRO SAI EM DEFESA DE JOÃO SANTANA

Augusto Fonseca, que atuou na campanha de Aloizio Mercadante, em 2010, e no ano passado assessorou o candidato governista à Casa Rosada, Daniel Scioli, na Argentina, postou no Facebook um relato em defesa de João Santana, preso pela PF na Lava Jato: "É um dos profissionais mais corretos com quem trabalhei na minha vida.

Se recebeu legalmente R$ 171 milhões, como noticia a imprensa, porque se lambuzar com um valor muito menor e ilegal? Não vejo sentido. O João começou a trabalhar para o Lula e o PT depois do turbilhão chamado Mensalão e sabia que sua única opção era andar na linha, porque seria alvo certo de investigações e denúncias", disse; "E ele é inteligente o suficiente para não ter duvidado disso. Acho que a qualquer momento a investigação do juiz Sergio Moro, se ele for um magistrado realmente criterioso, vai chegar a esta conclusão", acrescentou.

AÉCIO CONVOCA, MAS NÃO GARANTE PRESENÇA EM PROTESTO

O senador Aécio Neves (PSDB) voltou a defender a participação da sociedade nas manifestações contra o governo no próximo dia 13 de março, mas não garantiu que participará; "Definimos nos engajar nesse movimento conduzido por lideranças da sociedade civil, pelas manifestações do próximo dia 13.

Vamos botar sim a nossa cara e dizer basta a tudo isso que vem acontecendo com o Brasil. Há uma constatação das pessoas e dos cidadãos comuns de que com este governo, com a presidente Dilma, o Brasil não vai conseguir reiniciar o seu processo de retomada do crescimento", afirmou.

FHC: “PODEM ME INVESTIGAR NO QUE QUISEREM”

Em vídeo publicado nas redes sociais um dia depois de parlamentares do PT e do PCdoB terem apresentado ao ministério da Justiça pedido para que a Polícia Federal o investigue, ex-presidente tucano diz que "todas as vezes e têm sido muitas que a Polícia Federal prende alguém ligado ao Petrolão, os operadores do esquema lulopetista soltam uma mentira sobre mim, querendo obviamente com isso confundir a opinião pública".

"Ora, podem me investigar no que quiserem. Eu não temo o Ministério Público, nem a Polícia Federal", completa FHC; Fernando Henrique foi acusado pela ex-amante Mírian Dutra de pagar mesada a ela no exterior por meio da empresa Brasif, com contrato de trabalho fictício.

ACARAJÉ LEVA GOVERNO A COMPRAR BRIGA COM MORO

Depois de pouco mais de dois anos de Operação Lava Jato, o governo federal chegou à conclusão de que o objetivo do juiz Sergio Moro, que conduz a força-tarefa curitibana, é contribuir para a derrubada da presidente Dilma Rousseff e impedir a eventual volta do ex-presidente Lula ao poder.

A gota d'água foi a etapa batizada como Acarajé, que levou à prisão o marqueteiro João Santana; nesta quarta-feira, o ministro Ricardo Berzoini afirmou que a Lava Jato "está comandada por uma visão midiática e uma tentativa de criar um clima de constrangimento no país". A partir de agora, Moro não será mais tratado como um juiz isento pelo governo federal, mas como o braço jurídico de uma oposição, liderada pelo senador Aécio Neves, disposta a encontrar atalhos para o poder. 

PM É CONDENADO A 32 ANOS DE PRISÃO POR CRIMES DE CORRUPÇÃO

O soldado da Polícia Militar, André Luiz da Silva Pereira, indiciado pelo Ministério Público como sendo um dos envolvidos no esquema de corrupção denunciado pela operação “Novos Rumos”, no caso que ficou conhecido como “Viatura do Mal”, o militar foi condenado pela justiça a cumprir 32 anos, 10 meses e 10 dias de prisão a serem cumpridos, pelo menos a princípio, em regime fechado.

O militar foi julgado na tarde desta terça-feira (23), na 11ª Vara Criminal de Natal. Ele respondia por 11 acusações do total, o juiz acatou 10 delas.

A sentença contra o soldado é consequência de seis condenações por corrupção passiva, três por peculato, outras três por receptação e uma por violação de domicílio. Além dele, outro soldado da PM, identificado como Isaac Raphael da Cruz Dumaresq também foi julgado. Contudo, este foi absolvido de todas as acusações. Dos acusados na operação “Novos Rumos”, falta o julgamento de apenas um o que está agendado para acontecer nesta quarta-feira (24).

Assim como André Luiz, outros dois policiais militares também já foram condenados até o momento, são eles: Damião Alves da Cunha e Anderson de Oliveira Frasseti Maia. Ambos foram condenados a três anos e seis meses por corrupção passiva. Inicialmente, a dupla condenada deve cumprir pena em regime semiaberto. Enquanto isso, além de Isaac Raphael, outros 4 PMs também foram absolvidos das acusações.

AGRICULTOR DO RN ACUSADO DE ABUSO SEXUAL CONTRA A FILHA COMETE SUICÍDIO

O Agricultor José Maria Ferreira de 39 anos, se matou na manhã desta quarta-feira, nos fundos de sua residência no Sitio Represa, na zona rural de Triunfo Potiguar. Ele foi encontrado pendurado embaixo de um pé de Jucá.

Segundo informações da policia, José Maria foi acusado de violentar sua filha, uma criança, de apenas 12 anos. Ele foi preso, levado para a cidade de Campo Grande e a criança encaminhada para exames no Itep em Natal.

Como não havia elementos “Provas” para manter o agricultor detido, o delegado mandou que ele fosse para casa enquanto aguardava o resultado dos exames na criança, que deveria acontecer hoje. Como José Maria se matou antes de saber o resultado do exame, ninguem na comunidade sabe se ele era culpado e preferiu não esperar o resultado ou se era inocente e não suportou a vergonha da denuncia.

BRASIL TEM 1 PREFEITO RETIRADO DO CARGO A CADA 8 DIAS PELA JUSTIÇA ELEITORAL

O Brasil teve, desde as últimas eleições municipais, em 2012, 142 prefeitos cassados e retirados do cargo pela Justiça Eleitoral uma média de um a cada oito dias.

É o que revela um levantamento com base nos dados dos Tribunais Regionais Eleitorais dos 26 estados e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, outros 99 também foram cassados, mas se mantêm no cargo com liminares e recursos, a poucos meses de um novo pleito, que ocorre em outubro deste ano. O levantamento não leva em conta os prefeitos retirados do cargo pela Justiça comum ou pelas Câmaras municipais. Também não inclui os cassados em primeira instância que já conseguiram reverter a decisão em instância superior e não respondem mais a processo.

Como o levantamento não inclui os cassados pela Justiça comum, estão fora da lista vários outros políticos que perderam o mandato pelo país. A maioria dos prefeitos foi cassada em razão de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico durante a campanha. Há também casos de conduta vedada pela legislação eleitoral. O dado de cassados no cargo e fora dele representa 4% do total de prefeitos eleitos em 2012 (5.568). 

OPERAÇÃO ACARAJÉ APROXIMA PROPINA DO PSDB

Nova etapa da Lava Jato colocou o nome de Armando Tripodi, ex-chefe de gabinete do ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, na alça de mira das investigações.

Ele é suspeito de ter orientado o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa a repassar R$ 10 milhões para o então presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), falecido em 2014, para evitar que a CPI da Petrobras, instalada em 2009, avançasse; Costa já havia admitido que os valores teriam sido empregados em campanhas eleitorais do PSDB.

SANTANA: PAGAMENTOS FEITOS PELA ODEBRECHT NÃO TÊM RELAÇÃO COM CAMPANHAS BRASILEIRAS

O Marqueteiro, João Santana, assegura que pagamentos de US$ 7,5 milhões feitos pela Odebrecht não têm relação com campanhas brasileiras, como da presidente Dilma Rousseff ou do prefeito Fernando Haddad.

João Santana fez campanhas em países onde a Odebrecht realiza obras, como Angola, El Salvador e Panamá; em tese, o marqueteiro deveria ter recebido recursos dos comitês de campanhas dos candidatos, e não da empreiteira, o que pode significar a abertura de novos processos contra a Odebrecht no exterior; oposição tentará cassar Dilma no TSE alegando que pagamentos dizem respeito à campanha de 2014.

"O financiamento privado existiu sempre na política brasileira, mas quando o PT mergulhou na experiência, pensando que a regra era permitida a todos, teve seus esquemas explodidos". A dúvida e que agora seja possível instalar nova era sem dinheiro dos empresários e sem marqueteiros no país; "O que vai mudar é o ambiente, com o restabelecimento daquela paz que antes permitia a outros partidos fazer uso farto dos dois recursos sem ser incomodados.

Quando o PT deixar o poder, não haverá nem mídia, nem procuradores, nem PF interessados em descobrir como as campanhas dos vitoriosos foram financiadas, nem como foram pagos seus marqueteiros. Quando o PT deixar o poder, todos estes agentes da turbulência atual vão descansar. Lula já será um leão sem dentes, talvez esteja até preso, e Dilma terá ido para o vale dos caídos."

ESPOSA DE MARQUETEIRO DO PT VAI DIVIDIR CELA COM DUAS ACUSADAS DE TRÁFICO

Depois de terem sua prisão decretada na 23ª fase da Operação Lava Jato , intitulada “Acarajé”, o marqueteiro João Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram para a carceragem da sede da Polícia Federal em Curitiba.

Mônica, segundo a PF, dividirá a cela com mais duas mulheres acusadas de tráfico de drogas. Há ainda mais duas mulheres presas na carceragem da PF: Nelma Kodama, doleira e operadora do esquema de desvio de recursos, e Iara Galdino da Silva, braço direito de Nelma.

A PF, porém, não informou se João Santana irá dividir a cela com alguém. Também estão presos no local Marcelo Odebrecht, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Antes de irem à PF, o casal fez exames no IML – trâmite corriqueiro aos recém-chegados.

O casal foi o primeiro a descer de uma van da Polícia Federal, que era escoltada por outro veículo e homens armados. Os dois estavam com as mãos para trás, e Mônica usava óculos escuros. Eles não quiseram falar com a imprensa. 

PANELAÇO E BUZINAÇO CONTRA PROGRAMA DO PT EM REDE NACIONAL

O programa do Partido dos Trabalhadores (PT), que foi ao ar na noite desta terça-feira (23) gerou manifestações em várias cidades brasileiras. Durante a transmissão da propaganda eleitoral gratuita, panelaços, vuvuzelas e buzinaços foram ouvidos por quase todo país .

Os dois últimos programas do partido da tevê também foi alvo de panelaços e a presidente Dilma Rousseff também foi alvo de cinco manifestações desse tipo desde o ano passado o último no início de fevereiro, quando Dilma fazia pronunciamento sobre o aumento dos casos de dengue e o combate ao Aedes aegypti.

Foram dez minutos de programa, nos quais os locutores falavam sobre os números dos governos do PT e sobre crises econômicas mundiais, como a quebra da bolsa de Nova York em 1929 e afirmaram que a má-fase da economia é uma continuação da crise de 2008.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do programa e não citou as denúncias de favorecimento pessoal na reforma do triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e no Sítio em Atibaia, também em SP.

Lula dividiu o programa do o presidente nacional do partido, Rui Falcão e defenderam a atuação do governo federal. O ex-presidente ainda falou sobre a crise, afirmando que quem fala de crise acaba com a confiança no país. “Erramos, mas acertamos mais e podemos melhorar muito mais”, disse. A presidente Dilma não apareceu no programa eleitoral do partido com a justificativa de estar com a agenda cheia.


DILMA ACEITA TROCAR CPMF POR PROPOSTA ALTERNATIVA, AFIRMAM DEPUTADOS

Deputados federais que participaram de um almoço nesta terça-feira (23) com Dilma Rousseff afirmaram que a presidente da República aceita abrir mão da recriação da CPMF em troca de uma proposta alternativa de incremento das receitas federais.

Com o objetivo de conter a crise política que ameaça seu mandato, Dilma iniciou nesta terça encontro com as bancadas partidárias da Câmara, no Palácio da Alvorada. A primeira foi a do PTB.

De acordo com relato de deputados, Dilma fez uma exposição sobre a crise econômica pela qual passa o país e voltou a pedir apoio à recriação da CPMF – que, com uma alíquota de 0,38% sobre a movimentação bancária, poderia render R$ 70 bilhões anuais aos cofres da União, Estados e municípios.

A presidente, porém, teria dito estar aberta a uma alternativa. Na reunião, o PTB apresentou uma proposta de reorganização tributária, com a extinção de algumas cobranças e criação de outras.

O líder da bancada petebista na Câmara, Jovair Arantes (GO), afirmou que Dilma manifestou grande interesse na proposta e ficou de dar uma resposta ao partido nos próximos dias. Jovair não quis detalhar seu projeto, afirmando que o tornará público caso haja manifestação positiva da petista.

23 de fevereiro de 2016

MARQUETEIRO JOÃO SANTANA E SUA MULHER SÃO PRESOS AO CHEGAR AO BRASIL

O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, se entregaram nesta terça-feira (23) à Polícia Federal. 

De acordo com os investigadores, eles receberam US$ 7,5 milhões em conta secreta. Eles estavam na República Dominicana, onde trabalhavam na campanha de reeleição do presidente do país. 

O casal desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo antes das 10h e foram de van até o posto da Polícia Federal.

O que chamou a atenção dos agentes é que apesar de voltar de viagem de trabalho João Santana não trazia nenhum celular nem computador. Em seguida, o casal embarcou num avião que pousou em Curitiba às 11h30 e foi para a sede a Polícia Federal.

João Santana, Mônica, e as outras três pessoas presas nesta segunda-feira devem fazer exames no Instituto Médico Legal na tarde desta terça-feira, um procedimento padrão, sempre que alguém é preso.

FÁBIO DANTAS ASSUME GOVERNO DO ESTADO DURANTE VIAGEM DE ROBINSON

O vice-governador Fábio Dantas vai assumir o Governo do Estado por sete dias, durante viagem de Robinson Faria para Bogotá, na Colômbia. A transmissão do cargo acontece nesta quarta-feira (24) e Dantas permanece no cargo até a terça-feira (1º).

Robinson Faria vai à Colômbia para conhecer o modelo de segurança adotado no país, e que reduziu os números da criminalidade.Esta será a segunda vez que o vice-governador ocupará a gestão estadual. A primeira interinidade foi em junho de 2015, quando Robinson viajou para a Argentina.

OPOSIÇÃO E ALA INSATISFEITA DO PMDB CRIAM COMITÊ DO IMPEACHNENT

A prisão do publicitário João Santana e de sua mulher animou a oposição no movimento pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Os líderes do bloco e a chamada ala dos insatisfeitos do PMDB reúnem-se nesta terça-feira 23 para discutir a criação de um "comitê do impeachment", que também conta com o apoio de movimentos de rua, como o Movimento Brasil Livre.

PF PRENDE DIRETOR PRESIDENTE DA ODEBRECHT

Benedicto Barbosa da Silva Junior, um dos alvos da 23ª fase da Operação Lava Jato, já foi levado para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba; o executivo estava nos Estados Unidos e se entregou no Rio na noite de ontem.

O Ministério Público também queria uma nova prisão de Marcelo Odebrecht, mas o pedido foi indeferido pelo juiz Sérgio Moro.

OS MISTÉRIOS DA OPERAÇÃO ACARAJÉ

Na 23ª fase da Operação Lava Jato, "existe um texto e um sub-texto. O texto que chega ao senso comum diz o seguinte: vai ser preso o marqueteiro que o PT pagou com propinas do Petrolão.

Mas o exame do sub-texto conta a coisa de modo diferente: Santana é suspeito de receber recursos ilegais, mas isso não tem conexão com as campanhas petistas. Pelo menos até agora, foi o que disse a PF".

"não é fácil compreender a decretação da prisão preventiva de alguém que na semana passada ofereceu-se para prestar depoimento e esclarecer dúvidas e suspeitas, como fez Santana", nem entender a "eternidade da Lava Jato, se tão claro está que, enquanto ela durar, nem o governo vai governar nem a economia vai se recuperar."

BATATA DIZ QUE SE VIVALDO COSTA FOR PARA O PSDB ELE NÃO SE FILIARÁ AO PARTIDO

Após admitir sua filiação ao PSDB, depois do encontro que teve no último sábado em Caicó com o deputado Rogério Marinho, o pré-candidato as eleições de prefeito em Caicó este ano, o vereador Robinson Araújo-( Batata-PMDB), pode rever sua decisão.

O deputado Vivaldo Costa em declarações recente a imprensa de Caicó, declarou que poderá se filiar ao PSDB se for esse o partido ao qual venha se filiar Ezequiel Ferreira que também é seridoense como Vivaldo.

Ao ser sabedor da intenção de Vivaldo, de se filiar ao PSDB, Batata disse ontem na Câmara de Caicó, que se Vivaldo se filiar ele, Batata, não vai para o PSDB, vai agradecer a Rogério Marinho e procurar outra legenda para que possa se filiar e ser pré-candidato a prefeito.
 

Segundo Batata, Vivaldo pretende ser candidato a prefeito de Caicó, ou lançar um candidato, o atual presidente da Câmara, vereador Nildson Dantas, ou o ex-prefeito Bibi Costa, seu irmão, o que automaticamente inviabilizaria seu projeto político dentro do PSDB.

O convite para Batata se filiar ao partido foi feito pela cúpula do PSDB quando ele esteve em Brasília na semana após o carnaval e reforçado no último sábado por Rogério Marinho quando esteve em Caicó se reunindo com seus correligionários e dirigentes da sigla.

EZEQUIEL REEBE CONVITE PARA SE FILIAR AO PSDB

O presidente da Assembleia Legislativa, do Rio Grande do Norte deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), esteve em Brasília, no último dia (18), onde foi recebido pelo senador Cássio Cunha Lima. Ezequiel recebeu da cúpula nacional do PSDB o convite para se filiar ao partido.

O PSDB atualmente está organizado em 120 municípios do Rio Grande do Norte e já vem passando por um processo de reorganização e fortalecimento sob o comando de Rogério Marinho, passará a ser, recebendo Ezequiel, a maior bancada na Assembleia Legislativa, já que vários deputados estaduais vão acompanhar o presidente da Assembleia do RN.

Como o PSDB no Rio Grande do Norte é um diretório, se filiando ao partido, Ezequiel só assumirá a Presidência em Maio de 2017, prazo que termina o atual diretório e pode ser formado o novo. Tudo em sintonia e com a concordância de Rogério Marinho.