Páginas

5 de dezembro de 2016

SUPREMO ORDENA BUSCAS CONTRA MINISTRO DO TCU E DEPUTADO MARCO MAIA

A Polícia Federal saiu às ruas nesta segunda-feira (5/12) para cumprir ordens de busca apreensão contra o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho, ex-senador pelo PMDB-PB, e o deputado Marco Maia (PT-RS). A ação foi autorizada pelo ministro-relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki.

Os policiais são auxiliados pela Procuradoria Geral da República (PGR) e auditores da Receita Federal no cumprimento dos mandados em endereços pessoais, funcionais e empresariais. São nove mandados em Brasília, Paraíba e Rio Grande do Sul. A fase da Lava-Jato foi intitulada “Deflexão”.

Como revelou o site do Correio em 3 de outubro, um dos acionistas da construtora OAS Léo Pinheiro entregou ao juiz Sérgio Moro documentos que, segundo ele, comprovariam que Vital recebeu propina dele para proteger empreiteiros nas CPIs da Petrobras de 2014, presididas pelo então senador. A Construtora Planície, apontada pelo empresário como operadora de propinas para o ministro, foi alvo de buscas, segundo apurou o jornal hoje.

Em depoimento ao Moro, Léo Pinheiro disse que também pagou propina a Maia, que era relator da comissão de inquérito. O executivo foi condenado a oito anos de prisão pelo juiz junto com o ex-senador Gim Argello (ex-PTB-DF), sentenciado a 19 anos de detenção, por corrupção, sob acusação de pagar subornos ao político do Distrito Federal que era vice-presidente da CPI mista. Ambos estão presos no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário