Páginas

24 de agosto de 2016

A QUEDA BRUTAL DO PT DE LULA E DILMA

Nocauteado por escândalos de corrupção, o PT de Lula e Dilma está prestes a cair, de forma traumática, depois de 13 anos no poder.

Um inesperado fim de governo para um partido que nasceu das mãos do carismático líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva nas greves do ABC Paulista, no final dos anos 1980, e se tornou, pouco depois, promessa de mudança.

Agora, o partido deverá traçar uma estratégia clara, se quiser voltar para o jogo em 2018. "O PT perdeu o apoio da imprensa, da opinião pública, da classe média ilustrada". Dilma foi a primeira mulher a se tornar presidente do país, com o legado positivo de Lula: um apoio popular de mais de 80% e uma economia pujante, que tirou 40 milhões de brasileiros da miséria.

Nesta quinta (25), o Senado inicia a votação para decidir se a presidente, afastada do poder, será destituída pelas acusações das chamadas pedaladas fiscais, uma prática frequente em outros governos. Ninguém dúvida de que o "Fora Dilma" que ecoou nas ruas será realidade em breve.

Entre 58 e 61 senadores estão dispostos a votar contra a presidente, segundo pesquisas recentes. O total passa com folga dos dois terços necessários. O "boom" econômico do Brasil, motor de crescimento para a região, começou a desmoronar no primeiro governo Dilma. Agora, o país está mergulhado em uma recessão profunda, com um desemprego que afeta mais de 11 milhões de pessoas, uma inflação disparada e um escândalo de corrupção que está abalando toda a classe política.

Muitos criticam que Dilma, de 68, não soube fazer nem a autocrítica nem as reformas necessárias para sair da crise e que há tempos perdeu contato com suas bases e com a sociedade brasileira.

Dilma insiste em que é "inocente", vítima de "um golpe de Estado", orquestrado por seu ex-vice, Michel Temer (PMDB-SP). Se for destituída, Temer assume a Presidência de forma definitiva e permanece no cargo até 2018.

Transformado em partido de oposição, o PT deverá desenhar uma estratégia, se quiser recuperar o poder nas eleições gerais de 2018."O futuro do PT dependerá do que fará depois das eleições municipais de outubro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário