Páginas

30 de setembro de 2015

PREFEITO DE IPUEIRA SE FILIA AO PDT E DIZ QUE SERÁ CANDIDATO A RELEIÇÃO

O prefeito de Ipueira, Paulo di Brito, me disse na noite desta quarta-feira por telefone que deixará o partido pelo qual se elegeu, o (DEM), que tem como presidente estadual o senador José Agripino e se filiará ao PDT.

Paulo Brito informou que no próximo sábado realizará a convenção do PDT em Ipueira, as 16:00h, quando na oportunidade vai oficializar seu ingresso no PDT, partido pelo qual irá tentar sua reeleição.

Ao se filiar ao PDT Paulo Brito, sela seu rompimento com o grupo político que o elegeu prefeito do município de Ipueira, liderado pela ex-prefeita, Concessa Macedo, esposa ex-prefeito Anifrâncio da Cunha Macedo.

Nos bastidores da política local, comenta-se que a ex-prefeita Cessa deverá se lançar pré-candidata a prefeita em 2016, cargo que ela já desempenhou por duas legislatura . Se não for Cessa, uma segunda opção dentro do seu sistema político seria seu filho, Diego Macedo, que é vareador e presidente da Câmara Municipal daquela cidade.

Esta semana, Paulo Brito filiou seu filho, Bergson Brito, ao PTN, que tem como presidente, Rutênio Diniz, também conhecido como Rutênio da Palma, que em Caicó segue a orientação política do presidente da Câmara, vereador Nildson Dantas. Ao assinar sua ficha de filiação, Bergson anunciou que é pré-candidato a vereador em Caicó para tentar chegar a cadeira que por várias legislatura pertenceu ao seu pai no legislativo caicoense.

PROJETO “CÂMARA MIRIM” REALIZOU SESSÃO ORDINÁRIA NESTA QUARTA-FEIRA EM CAICÓ

Na tarde de hoje (30) no plenário da Câmara Municipal de Caicó, foi realizada sessão ordinária do projeto Câmara Mirim. Os trabalhos foram acompanhados pela vereadora Mara Costa, que destacou a contribuição do Poder Legislativo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade caicoense.

“Os jovens, eleitos por suas escolas, defendem suas posições, fazem discursos, polemizam questões, fazem pedidos em prol da comunidade, e efetivamente, votam seus projetos com todas as normas e regras de uma sessão ordinária”, enfatiza a vereadora.

Da reunião de hoje resultou uma pauta de indicações, que podem se tornar matérias através dos vereadores eleitos oficialmente, como a climatização das unidades da rede municipal, perfuração de poços artesianos e o reparo na cobertura do anfiteatro da Ilho de Sant’Ana, que permanece interditado para apresentações culturais e demais eventos sociais.

ADVOGADO É SUSPEITO DE MATAR O FILHO, UM GAROTO DE 3 ANOS, E DEPOIS TIRAR A PRÓPRIA VIDA

Um advogado de 36 anos é suspeito de matar o próprio filho a tiros, um garoto de 3 anos, e depois tirar a própria vida. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) dentro de um prédio no bairro do Tirol, na Zona Leste de Natal.

Ainda de acordo com informações do 1º Batalhão da PM, os pais do menino estão em processo de separação. A mãe é quem tinha a guarda. No entanto, o pai teria ligado para a ex-mulher nesta terça (29) pedindo para que a criança passasse o dia com ele. Já por volta das 21h, a mãe ligou para o ex-marido querendo saber se ele iria ou não devolver o garoto, mas o celular do pai estava desligado.

Com o passar do tempo, a mãe ficou preocupada e acionou o plantão judiciário para pedir uma intervenção. Na ocasião, ela recebeu a informação de que um oficial de Justiça e um policial iriam ao apartamento do ex-marido dela. Às 5h desta quarta, quando a equipe chegou ao imóvel, que fica no 10º andar, encontraram a criança e o pai mortos.

O corpo da criança estava na cama do quarto com marcas de tiro no queixo. O corpo do pai foi encontrado no chão próximo a porta do quarto também com marcas de tiros.

MÉDICO É ASSASSINADO A TIROS EM TRIUNFO POTIGUAR, NO RN

Um médico foi assassinado na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Triunfo Potiguar, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Militar, Leonard Macedo, de 43 anos, estava chegando ao trabalho, uma clínica especializada em ultrassonografia, quando foi baleado.

Ele levou três tiros no rosto. Um atingiu o queixo e os outros os dois olhos. De acordo com o capitão da PM Inácio Brilhante, o médico estava em uma Hilux quando estacionou na frente da clínica, que é de sua propriedade. Ao descer do veículo, um Peugeot de cor branca se aproximou, parou ao lado da caminhonete de Leonard e os ocupantes efetuaram os disparos.

Pré-candidato
Moradores da cidade disseram que Leonard havia, recentemente, anunciado que disputaria a prefeitura de Triunfo Potiguar na eleição municipal do próximo ano. Também afirmaram que ele era uma pessoa muito querida na região e que, aparentemente, não possuía desafetos.

A PM foi chamada ao local do crime e partiu em busca dos criminosos, mas nenhum suspeito foi encontrado. Pouco tempo depois do homicídio, os policiais encontraram o carro usado pelos criminosos. O Peugeot foi abandonado na zona rural do município, a aproximadamente 5 quilômetros do local do crime.

10% APROVAM E 69% REPROVAM GOVERNO DILMA, DIZ IBOPE

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra os seguintes percentuais de avaliação dos eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT):

- Ótimo/bom: 10%
- Regular: 21%
- Ruim/péssimo: 69%
- Não sabe: 1%

Os percentuais divulgados nesta quarta mostram que a avaliação do governo Dilma ficou estável em comparação com o levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, oscilando dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na ocasião, o Ibope havia apontado que 9% aprovavam o governo (consideravam "ótimo" ou "bom"); 68% dos entrevistados avaliavam a administração Dilma como "ruim" ou "péssima"; e 21% consideravam a gestão "regular".

A rejeição ao governo Dilma apontado nesta edição da pesquisa (69%) é a maior já registrada pela série histórica das pesquisas Ibope desde a redemocratização. Conforme o instituto, entretanto, o percentual de pessoas que consideram a gestão da petista "ruim ou péssimo" ficou dentro da margem de erro, em comparação com a última pesquisa.

Desta vez, o Ibope também identificou que 14% dos entrevistados aprovam a maneira de governar da presidente. Porém, demonstra a pesquisa, 82% desaprovam e 3% não souberam ou não responderam. Ainda de acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 20% dos entrevistados confiam em Dilma e 77% não confiam.

O levantamento divulgado nesta quarta, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 140 municípios. O nível de confiança da pesquisa, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

DILMA CEDE A LULA E TIRA MERCADANTE DA CASA CIVIL

A Presidente Dilma atende aos pedidos do seu antecessor Lula e aceita tirar do comando da Casa Civil o ministro Aloizio Mercadante, considerado por ela seu principal aliado;.

A saída era defendida até por alas do PT; Dilma Rousseff já teria conversado com Mercadante e lamentado ter de abrir mão do assessor; ministro. O deve voltar a assumir a Educação, pasta que comandava anteriormente. O mais cotado para a Casa Civil é Jaques Wagner, da Defesa, que esteve reunido ontem com a presidente; nome do petista é defendido por Lula desde o ano passado.

ANA VAI REDUZIR VAZÃO DA BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO GONÇALVES

Agência Nacional de Águas define hoje a restrição de vazão e regulamenta a distribuição das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

O diretor da ANA, Paulo Lopes Varella, apresentará a nova resolução da Agência, em conjunto com o Igarn.

A decisão foi tomada, a partir de estudo técnico que deverá reduzir a vazão para 4 a 4,5 metros cúbicos por segundo na oferta de água como já havia sido anunciado.

A medida busca assegurar o abastecimento de água para consumo humano e até animal. Por outro lado a chegada das águas do complexo Curema-Mãe D’água, na Paraíba, ao leito do Rio Piranhas-Açu que deveria trazer alento para o abastecimento em Caicó, avaliado pelo secretário de recursos hídricos do Estado, Mairton Françan não ocorreu como estava sendo esperado.
Em Caicó, o Itans está com apenas 3,19% (2.610 milhões m3) da capacidade total, segundo dados do DNOCS.O aumento da vazão no complexo paraibano para conduzir por regime hidrológico a água até o leito do Rio Pirananhas-Açu ocorreu na semana passada mais não está sendo suficiente para resolver a questão do abastecimento d'água de Caicó.

ALOIZIO MERCADANTE VAI DEIXAR A CASA CIVIL

A reforma ministerial que está em curso decapitou Aloizio Mercadante, ministro da Casa Civil. A presidente Dilma não admitia a saída do ministro, mas com o agravamento da crise política, a situação mudou no Palácio do Planalto, de acordo com a colunista Cristiana Lôbo, do G1.

O ex-presidente Lula vinha defendendo a troca de ministros, mas Mercadante sempre foi de extrema confiança da presidente. Ele aconselhou a presidente a priorizar a necessidade política e abandonar a ideia de reduzir dez ministérios.

Nas últimas reuniões sobre a reforma ministerial, realizadas pelo governo, Mercadante não participou de nenhuma delas. O futuro de Mercadante ainda é incerto: ele pode ser realocado no Ministério da Educação, ou da Ciência e Tecnologia, pastas já ocupadas no primeiro mandato da presidente, antes de assumir a Casa Civil.

PETROBRÁS ANUNCIA AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA EM 6% E DO DIESEL EM 4%

A Petrobrás anunciou na noite desta terça-feira um reajuste nos preços da gasolina e do diesel, válidos a partir desta quarta-feira. O preço da gasolina nas refinarias subirá 6% e o do diesel, 4%. Esse é o primeiro reajuste de preços nos combustíveis na gestão de Aldemir Bendine, que assumiu a petroleira em fevereiro com a missão de recuperar a empresa.

Ainda não há estimativas oficiais sobre o impacto do reajuste para os consumidores. O último reajuste de preços de combustíveis, anunciado em novembro pela ex-presidente Graça Foster, gerou, na época, impacto entre 2% e 2,5%.

De acordo com comunicado da empresa, os preços sobre os quais incidem o reajuste não incluem tributos federais, como Cide e PIS/Cofins. Isso significa que a alíquota dos impostos vai incidir sobre o novo valor, o que pode gerar um impacto maior na bomba de gasolina.

Situação frágil

A decisão foi tomada pela diretoria da empresa na noite desta terça-feira, após reunião em que a pauta principal foi a frágil situação financeira da estatal, agravada pelo efeito da depreciação cambial. Também foram analisadas propostas para novo corte de investimentos. Em junho, a companhia anunciou redução de 37% nos investimentos no período entre 2015 e 2019. Um novo corte, entretanto, não foi definido.

DUNGA CONVOCA SELEÇÃO OLÍMPICA

O técnico Dunga convocou nesta segunda-feira a lista de jogadores que vão defender a seleção brasileira olímpica em dois amistosos no mês de outubro. Os atacantes Gabriel Jesus e Gabigol, de Palmeiras e Santos respectivamente, e o meia Valdívia, do Internacional, são as principais novidades da equipe.

O time olímpico, visando os Jogos do Rio, vai enfrentar as modestas seleções de República Dominicana e Haiti nos dias 9 e 12 de outubro, ambos na Arena da Amazônia, em Manaus. Os amistosos serão quase simultâneos aos jogos da seleção principal, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O Brasil enfrentará o Chile no dia 8, em Santiago, e a Venezuela, no dia 13, em Fortaleza.

Por essa razão, a equipe olímpica será comandada por Rogério Micale, técnico da seleção sub-20. Para estes jogos, Dunga fez a convocação após conversas com Micale e com o auxiliar Andrey Lopes. Ao todo, Dunga chamou 22 jogadores, todos sub-23, sendo que 13 deles atuam no Brasil.

Confira abaixo a convocação da seleção olímpica:

Goleiros: Ederson (Benfica) e Uilson (Atlético-MG);

Zagueiros: Marlon (Fluminense), Lucão (São Paulo), Dória (Granada) e Rodrigo Ely (Milan); Laterais: Maicon (Livorno), Zeca (Santos), Wendell (Bayer Leverkusen) e Douglas Santos (Atlético-MG);

Meio-campistas: Lucas Silva (Olympique de Marselha), Rodrigo Caio (São Paulo), Fred (Shakhtar Donetsk), Walace (Grêmio), Felipe Anderson (Lazio) e Valdívia (Internacional);

Atacantes: Kenedy (Chelsea), Vitinho (Internacional), Gabriel Jesus (Palmeiras), Luan (Grêmio), Gabriel (Santos) e Vinícius Araújo (Cruzeiro).

29 de setembro de 2015

MPF NO RN QUESTIONA PENSÃO DE EX-GOVERNADORES ZÉ AGRIPINO E LAVÔ

O procurador da República Victor Queiroga, que atua no Ministério Público Federal em Assu, encaminhou à Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, uma representação solicitando que seja analisada a possibilidade de ajuizamento de uma ação contra os atos do Governo do Estado, publicados no Diário Oficial da quinta-feira (24), que regulamentam o recebimento de pensão, a título de subsídio mensal e vitalício, aos ex-governadores José Agripino Maia e Lavoisier Maia Sobrinho.

Caso entenda cabível, a PGR poderá ingressar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF (tipo de ação, ajuizada exclusivamente no STF, que tem por objeto evitar ou reparar lesão a preceito fundamental, resultante de ato do Poder Público) contra a concessão dessas pensões. Em sua representação, Victor Queiroga aponta violação aos princípios da igualdade (artigo 5º da Constituição Federal), da moralidade e da impessoalidade.

CAICÓ REALIZA FESTIVAL GASTRONÔMICO DE 2 À 12 DE OUTUBRO

O 1° Festival Gastronômico e Cultural de Caicó acontecerá de 02 a 12 de outubro. A programação do evento trará duas disputas: o Concurso Gastronômico envolverá estabelecimentos de alimentação da cidade, como bares, lanchonetes, churrascarias e restaurantes; Já o prêmio "Chefe Arretado", será uma disputa entre pessoas que gostam de cozinhar, sejam elas profissionais ou não.

As inscrições para ambos os concursos seguem até esta terça-feira (29). O Festival terá a disputa de pratos selecionados em três categorias: prato principal, petiscos/lanches e sobremesas. Independente da categoria, o prato deve conter obrigatoriamente três ingredientes: nata, caju e jerimum.

“Nosso objetivo é estimular a criatividade das pessoas e mostrar que elas podem incrementar seus negócios. O Festival vem para organizar e motivar as empresas de alimentação e bebidas de Caicó, bem como fortalecer as marcas da nossa gastronomia”, explica Kaio Vilar, diretor de eventos da CDL de Caicó.

O regulamento está disponível em facebook.com/festivalcaico ou na Casa do Empresário, onde também podem ser realizadas as inscrições. O evento é realizado pela ACISC, CDL e Sindcomércio e evento integra o Movimento Compre do Pequeno Negócio e conta com o apoio do Sebrae, SENAI, SENAC, SESC, Prefeitura de Caicó, Slup e Disbecol.

ROSALBA CIARLINI SE FILIA AO PP

A ex-governadora, ex-senadora e prefeita três vezes de Mossoró, Rosalba Ciarlini, já tem nova filiação partidária.

Ela assinou ficha no Partido Progressista (PP), que é presidido no Rio Grande do Norte pelo ex-deputado federal Betinho Rosado, seu cunhado.

A assinatura, datada de 28 de setembro de 2015, antecipa o prazo final de filiação partidária para quem deseja disputar as eleições 2016, que se encerra na próxima sexta-feira, 2 de outubro, um ano antes do pleito municipal. Isso significa dizer que, sob o ponto de vista de legalidade partidária, Rosalba está apta a ser candidata.

Porém, ela continua com os direitos políticos suspensos.O processo está pronto para ser votado pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do caso do poço de um assentamento rural, que Rosalba visitou, quando era governadora do RN, e a justiça eleitoral local entendeu que aquele ato beneficiou a vitória de Cláudia Regina (DEM) em 2012, embora a candidata sequer estivesse acompanhando a agenda.Daí, o mundo jurídico entende que Rosalba tem o "direito bom", que pode perfeitamente conseguir no TSE reformar a decisão do TRE-RN.

PRESIDENTE DILMA DEMITE MINISTRO DA SAÚDE POR TELEFONE

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, foi demitido por telefone, pela presidente Dilma Rousseff. A conversa, que ocorreu pela manhã, foi telegráfica. A presidente apenas informou ao ministro que precisava do cargo.

Em entrevista dada ao jornal O Estado de S.Paulo na segunda, 28, Chioro havia afirmado que, qualquer pessoa que ficar à frente da pasta enfrentará, no próximo ano, uma situação difícil caso a proposta de Orçamento seja aprovada no Congresso da maneira que foi enviada.

De acordo com ele, os recursos reservados para a área de média e alta complexidade pagam as despesas somente até setembro. O cargo de Chioro deverá ser ocupado por um integrante do PMDB. A mudança é um arranjo para o governo obter maior apoio no Congresso.

Menos de 12 horas depois de desembarcar em Brasília, Dilma já teve um primeiro encontro com seu vice, Michel Temer, na manhã desta terça-feira, 29. Os dois tiveram uma rápida reunião no Palácio do Planalto para conversar sobre a reforma ministerial.

Para superar o impasse com o PMDB, a presidente sinalizou que estaria disposta a dar sete ministérios à sigla. Até agora, ela trabalhava com o número de seis pastas. Assim, ficaria mais fácil atender à demanda dos deputados peemedebistas, que exigem comandar dois ministérios, além da bancada do partido no Senado e do grupo do vice.

No encontro, Dilma garantiu a Temer que quer prestigiar todas as alas do PMDB na reforma e disse que foi aconselhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros aliados a ampliar o espaço da legenda no governo.

BANCÁRIOS DO RN ENTRAM EM GREVE NO DIA 6 DE OUTUBRO

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram que iniciarão uma greve a partir da próxima terça-feira (6). Reunidos em assembleia na noite de ontem (28), os bancários decidiram por seguir o calendário do Comando Nacional e iniciar a paralisação por tempo indeterminado por não terem chegado a acordo sobre reajuste salarial e outras vantagens.

Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, "a paralisação é decorrente da ausência de uma proposta decente da Fenaban e do Governo Dilma". Os bancários entregaram a pauta de reivindicações no início de agosto e, após cinco negociações, a Fenaban teria proposto reajuste de 5,5% mais um abono de R$ 2.500. Os bancários um percentual de reajuste três vezes maior.


Para justificar o pedido de reajuste de 16% de aumento, os bancários argumentam que os bancos vêm apresentando recordes nos lucros e, por isso, não há justificativa para as instituições não concederem o reajuste.
"A categoria não aceita que o setor que teve recordes de lucratividade no primeiro semestre do anos apresente uma proposta indecente desta. Somente nos seis primeiros meses do ano os cinco maiores bancos do país lucraram mais de R$ 36 bilhões", disse o Sindicato dos Bancários através de comunicado à imprensa.

COLETIVA ESCLARECE DETALHES SOBRE A OPERAÇÃO NOVOS RUMOS DEFLAGRADA NO RN

A operação Novos Rumos, deflagrada na manhã desta terça-feira (29), em Natal, foi detalhada pelos membros do MP do Rio Grande do Norte. Para o Ministério Público, as provas dos crimes são suficientes para a condenação dos suspeitos, mas as investigações, que estão em segredo de Justiça, vão prosseguir. Não há ainda a definição sobre quantos crimes cada um dos envolvidos cometeu.

"Havia uma participação quase simbiótica entre policiais e pessoas da comunidade de Mosquito, comunidade da periferia de Natal. Vários tipos de crimes captulados no código penal militar. Era uma prática quase que contumaz, diária, e que só pudemos acabar com o apoio da instituição da Polícia Militar, que nos ajudou bastante", disse o promotor Jorge Augusto de Macêdo Tonel.

Para o comandante-geral da PM, coronel Ângelo Dantas, os fatos citados entristecem a corporação, mas não serão suficientes para desmoralizar ou diminuir a instituição perante a sociedade.

"Não são fatos dessa natureza que vão nos abalar ou diminuir nossa atuação. Infelizmente, já aconteceram fatos assim em outros anos. Não foram os primeiros e, infelizmente, não serão os últimos. Lamentamos, mas informamos que a PM estará sempre de cabeça erguida para apurar com profundidade esses crimes", disse o comandante.

Confira os nomes dos policiais investigados:

Ivan Ferreira da Silva Tavares
José Cherls Firmiano da Silva
Isaac Raphael da Cruz Dumaresq
Thiago Vale Rabelo Teixeira
Damião Alves da Cunha
Marcos Garcia Marinho
Marcio José da Silva Martins
Werson Magno de Carvalho
Antônio Marcos Oliveira da Silva
Wilton Franco da Silva
Anderson Oliveira Frasseti Maia
André Luiz da Silva Pereira

POLICIAIS EXTORQUIAM TRAFICANTES E LIBERAVAM BANDIDOS POR DINHEIRO, DIZ MP

O Ministério Público deu detalhes sobre a operação Novos Rumos, deflagrada na manhã desta terça-feira (29) e que prendeu 12 policiais militares por diversos crimes praticados em Natal.

De acordo com os promotores, os policiais presos, que pertencem ao 9º Batalhão, conseguiam vantagens indevidas através de extorsão a traficantes e liberando bandidos presos em troca de dinheiro.

A operação foi fruto de desmembramento da operação Citronela, que desbaratou quadrilha de traficantes que atuava em Natal. Em outubro do ano passado, quando as investigações sobre o tráfico estavam em curso, os promotores identificaram a atuação de policiais, na maioria dos casos, na zona Oeste de Natal, onde eles praticavam crimes militares para conseguir dinheiro.

"Eles saíam para as ruas já pensando quais seriam as ações para conseguirem dinheiro. Roubavam telefones de criminosos, exigiam dinheiro para não prenderem e, quando prendiam algum em flagrante, exigiam dinheiro para liberá-los", explicou o promotor Sílvio Britto.

Segundo o MP, os policiais trabalhavam em equipe para praticarem os crimes, deixando de cumprir com as obrigações da função. As ações não tinham um valor "tabelado" para as cobranças durante as extorsões, mas determinados traficantes costumeiramente pagavam aos policiais para que eles não tivessem o comércio de drogas atrapalhado.

"Quando se lidavam com traficantes de determinadas bocas de fumo, para não combater, eles recebiam o dinheiro", disse a promotora Patrícia Nunes. "Não havia um valor fixo. Não havia uma relação linear. É uma relação extensa, de negociação e que variava o valor pago pelos traficantes aos policiais", explicou o promotor Sílvio Britto.

ROGÉRIO MARINHO INTENSIFICA REESTRUTURAÇÃO DO PSDB NO RN

O deputado federal Rogério Marinho dedicou mais este final de semana a reestruturação e fortalecimento do PSDB no Rio Grande do Norte, partido do qual é presidente de honra no Estado.

Ao todo, o parlamentar se reuniu com lideranças de mais de 20 municípios potiguares das regiões do Alto Oeste e do Vale do Açu, entre sábado (26) e domingo (27).

Durante o último sábado Rogério Marinho cumpriu longa agenda em Pau dos Ferros, onde se encontrou com lideranças da própria cidade além de Portalegre, Marcelino Vieira, Riacho de Santana, Venha Ver, Major Sales, Martins, Patu, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, São Miguel, Mossoró, Severiano Melo, João Dias, São Francisco do Oeste e Umarizal.

No domingo, o parlamentar reuniu lideranças e militantes do PSDB em Assu para detalhar os principais pontos da reforma política recentemente aprovada na Câmara. A reunião contou com a presença do deputado estadual George Soares (PR).

Antes, o tucano já havia participado de encontros com líderes de Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue, esta última diretamente com o prefeito da cidade, Francisco Gomes, o Titico. Rogério comanda uma reestruturação no PSDB e trabalha pelo fortalecimento do partido para as eleições de 2016. A estimativa do tucano é que a legenda possui mais de 50 pré-candidaturas a prefeito de cidades potiguares no próximo ano.

PF DESARTICULA REDE DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS NO RN E EM MAIS SETE ESTADOS

A Polícia Federal cumpre na manhã de hoje (29) mais de cem mandados em oito estados brasileiros em uma operação para desarticular uma organização especializada no tráfico internacional de drogas. A complexa rede ligava a Bolívia ao estado do Ceará e o Rio Grande do Norte à Europa.

Durante as investigações, mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida e três laboratórios de refino da droga foram fechados um deles ficava em Portugal e foi encontrado com a ajuda da Divisão de Estupefacientes de Lisboa.

A operação da Polícia Federal, batizada de Cardume, também investiga esquema de compra e venda de alvarás judiciais em plantões judiciários no Ceará, envolvendo desembargadores e advogados.

No total, 230 policiais federais cumprem 15 mandados de prisão preventiva, 13 de prisão temporária, 22 de condução coercitiva e 51 de busca e apreensão. Os agentes também fazem o sequestro de bens e o bloqueio de contas dos envolvidos. A Polícia Federal divulga mais detalhes da operação em entrevista coletiva, em Fortaleza ainda hoje.

PEPE VARGAS DEIXA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS

O trabalho do petista Pepe Vargas como ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durou menos de seis meses. Empossado em meados de abril, Vargas não irá para outra pasta na reforma ministerial que será anunciada pela presidente Dilma Rousseff nos próximos dias.

"Quando ela (Dilma Rousseff) anunciar a reforma, eu não permanecerei. Vou retomar meu mandato na Câmara. Mas é ela que vai anunciar a reforma", disse Vargas à reportagem.

O ministro afirmou ter sido chamado para conversar com a presidente na quinta-feira, 24. Na ocasião, ficou acertado seu retorno à Câmara. No mesmo dia, também estiveram com Dilma as ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, e Nilma Lino Gomes, da Igualdade Racial. Além disso, o atual chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, esteve com Dilma antes da viagem a Nova York para a Assembleia-Geral da ONU.

"LULA SE CORROMPEU E CORROMPE A SOCIEDADE BRASILEIRA“, DIZ HÉLIO BICUDO

O jurista e um dos pioneiros do Partido dos Trabalhadores Hélio Bicudo afirmou, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enriqueceu de forma ilícita usando a figura da Presidência da República. Segundo Bicudo, "Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira como ela é hoje através da sua atuação como presidente da República", declarou.

Bicudo se afastou do PT em 2005, quando explodiu o escândalo do mensalão. Recentemente, protocolou, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Questionado sobre o que mais o decepcionou em sua trajetória no PT, Bicudo foi taxativo: "O que mais me impressionou foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do país. Ele e os seus filhos".

"Eu conheci o Lula quando ele era um postulante ao governo do Estado de São Paulo; eu entrei como vice na chapa, nos anos 80", disse Bicudo. "Era um panorama completamente diferente do que se vê hoje no Lula quando ele fala. Ele falava para obter o poder e usar o poder em benefício próprio e dos seus, da sua família e todo mundo sabe disso."

FILHA DO JORNALISTA ROBERTO CABRINI CHAMA ATENÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Gabriela Cabrini, filha do jornalista e apresentador do SBT Roberto Cabrini, 54, é puro charme. Conheça um pouco mais sobre a gata que chama atenção nas redes sociais! Nascida na cidade de São Paulo, Gabriela tem 24 anos de idade. A moça decidiu seguir os passos do pai famoso e também estudou jornalismo. Atualmente, ela atua como repórter em uma rádio FM.
 

A beldade já afirmou em algumas entrevistas que sonha em conquistar um espaço na televisão e ser reconhecida por seu trabalho. Desde pequena, ela mostrava interesse pela profissão e acompanhava Roberto Cabrini em algumas reportagens especiais.

Nas redes sociais, a gata já é um sucesso. Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, ela costuma compartilhar cliques sensuais como esse em que aparece na cama e com um super decote. Além de gostar de trabalhar como jornalista, a moça revelou que ama cachorros, tomar café e comer comida japonesa. Fora isso, ela confessou ser viciada em séries de TV.

MULTA PARA QUEM JOGAR LIXO NA RUA PODE VALER EM TODO O PAÍS

A cobrança de multa de quem jogar lixo em via pública, já adotada em algumas cidades, como no Rio de Janeiro, pode passar a valer em todos os municípios e no Distrito Federal.

A prática está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 523/2013, que integra pauta da reunião de terça-feira (29) da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

O projeto modifica a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) para explicitar a proibição de descarte irregular de lixo em via pública e para determinar que os municípios e o Distrito Federal devem fixar multas para quem descumprir a regra, além de regulamentar a forma correta de descarte de resíduos sólidos.

O relator na CMA, senador Jorge Viana (PT-AC), apresentou voto favorável à proposta, apresentada pelo ex-senador Pedro Taques. Para Jorge Viana, “sanções pecuniárias ainda são ações pedagógicas e preventivas necessárias para se evitar condutas indesejadas”. Ele considera que o projeto contribuirá para educar a população com relação ao correto descarte dos resíduos sólidos. A matéria será votada em decisão terminativa na CMA.

OPERAÇÃO NOVOS RUMOS PRENDE POLICIAIS ACUSADOS DE ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS NO RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deu início na manhã desta terça-feira (29) a uma ação de combate à corrupção dentro da Polícia Militar. Denominada de ‘Novos Rumos’, a operação é resultado de 10 meses de investigação. 

Ainda segundo o MP, a Vara da Auditoria Militar expediu 12 mandados de prisão. As ordens estão sendo cumpridas por policiais do BOPE e do Batalhão de Choque da corporação.

Ainda segundo o MP, há indícios de que policiais militares do 9º BPM estão envolvidos com o tráfico de drogas em Natal, e que estes também teriam relação com Joel Rodrigues da Silva, preso na última sexta-feira (25) durante a Operação Citronela. ‘Joel do Mosquito’, como é conhecido o investigado, é apontado pelas investigações do MP como líder de uma organização criminosa que há vários anos atua na comunidade chamada Favela do Mosquito, que pertence ao bairro das Quintas, na Zona Oeste da capital. 

DEPOIS DE BATATA DEIXAR A LIDERANÇA DO PREFEITO, AGORA FOI A VEZ DO VEREADOR LELEU RENUNCIAR A LIDERANÇA DO PROS NA CÂMARA DE CAICÓ

Na semana passada o vereador, Robinson Araújo, Batata do PMDB, deixou a liderança do prefeito Roberto Germano, na Câmara Municipal de Caicó. Na noite desta segunda-feira, durante a sessão que era presidida pela vereadora Mara Costa, (PROS), foi a vez do vereador Leleu Fontes, anunciar que vai oficializar seu afastamento da liderança do PROS na Câmara Municipal de Caicó.

A decisão de Leleu foi recebida como naturalidade nos bastidores da política, tendo em vista que já está mais afinado com a situação do prefeito Roberto Germano. Sem correr o risco de perder o mandato, Leleu também informou que pretende mudar de partido.

O PROS, é o partido com a maior bancada na Câmara de Caicó, além do próprio Leleu, integram a legenda os vereadores: Alisson Jackson, Ivanildo dos Santos, Mara Costa e o presidente da casa, Nildson Dantas.

RONALDINHO GAÚCHO ACERTA RESCISÃO E DEIXA O FLUMINENSE

Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Fluminense. O atleta e seu empresário, Assis, procuraram a diretoria do clube carioca para rescindir o contrato, que tinha validade até o final de 2016. A diretoria do Tricolor confirmou o fim do acordo.

Com a camisa do Fluminense, R10 atuou em nove partidas sem convencer. As más atuações o levaram a ser vaiado pela torcida tricolor e, por causa das más condições técnicas, acabou por ser barrado pelo ex-técnico Enderson Moreira.

Nesta segunda-feira (28), Ronaldinho deixou claro que deixaria o Fluminense. O jogador não treinou e pediu dispensa sob a alegação de que precisava resolver problemas particulares. Desde que chegou ao clube, Ronaldinho tinha se ausentado apenas no dia 7 de setembro, por causa de uma inflamação na garganta. Na ocasião, o clube afirmou que R10 foi às Laranjeiras, recebeu tratamento e acabou por ser liberado para repouso.

28 de setembro de 2015

SERVIDORES DO ITEP DECIDEM ENTRAR EM GREVE NO PRÓXIMO DIA 13

Os servidores do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado em assembleia geral dacategoria.

O indicativo foi votado para o dia 13 de outubro, quando se iniciará o movimento, após os servidores passarem nove meses em negociação com o Governo do Estado e o Estatuto do ITEP não ser concluído e enviado para a Assembleia Legislativa.

De acordo com o presidente Sindicatos dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN), Paulo Cesar de Macedo, os servidores chegaram a esse entendimento devido ao não interesse do Governo do Estado em enviar a minuta do Estatuto da categoria.

Ela ainda frisa que já são nove meses de negociação, de reuniões com o Gabinete Civil, com o próprio governador e o que tem sido acordado nas reuniões não tem sido feito pelo Governo.

PROPINA A CUNHA FOI PAGA DA SUÍÇA, DIZ LOBISTA À PF

Em depoimento à Polícia Federal, o empresário João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador do PMDB na arrecadação de propinas em contratos da Petrobras, afirmou que abriu uma conta na Suíça para operacionalizar o pagamento de propina ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Henriques, que teve prisão preventiva decretada pelo juiz Sérgio Moro, não especificou o montante pago, mas disse que o repasse a Cunha foi um pedido de Felipe Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), morto em 2009, e seria referente à compra de um campo de exploração de petróleo no Benin, África.

NA MIRA DE DELATORES, CUNHA ABRE RITO DO GOLPE

Acusado por nada menos do que três dos principais delatores da Operação Lava Jato, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que analisará, ainda nesta semana, os pedidos de impeachment formulados contra a presidente Dilma Rousseff; "Eu recebo os pedidos de processo. Cabe a mim despachar se aceita ou não aceita. 

Se aceitasse, teria uma comissão especial com seu rito próprio. Se não aceitar, cabe recurso. Essa semana eu já começo a despachar", disse ele; enquanto Júlio Camargo e Fernando Baiano apontam pagamento de propina de US$ 5 milhões a Cunha referente a um navio-sonda da Samsung, outro delator, João Augusto Henriques, agora o acusa de receber vantagens, na Suíça, na compra de uma área de exploração em Benin pela diretoria internacional da Petrobras; Cunha está na linha de tiro mas pode, antes, disparar seu gatilho.

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO SÓ CHEGARÃO AO RN NO FIM DE 2016, DIZ MINISTRO

As águas do Rio São Francisco chegarão ao Rio Grande do Norte até o fim de 2016. A promessa é do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que visitou o estado nesta segunda-feira (28) para participar de um evento na Assembleia Legislativa do estado.

De acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff (PT) dará prioridade à construção do canal de seis quilômetros, que abreviará em dois anos a chegada das águas do rio São Francisco, a partir do município São José de Piranhas, na Paraíba.

O outro trecho da transposição no RN, chamado Eixo Norte, via sistema Ramal Apodi, também foi citado pelo ministro como uma prioridade. Occhi afirmou que a licitação já está sendo elaborada, a fim de que no início de 2016 esteja concluída.

Com relação aos recursos para o RN, Occhi afirmou que R$ 150 milhões serão investidos nas obras de transposição no RN. E que, ao final de 2015, para outras obras em andamento, terão sido transferidos cerca de R$ 111 milhões, dos quais R$ 75 milhões já foram pagos. Desse montante, para a Barragem de Oiticica serão destinados ainda R$ 18 milhões. No período de 2007 a 2010 foram transferidos cerca de R$ 122 milhões para o Estado.

APÓS 39 DIAS FORAGIDA, 'PREFEITA OSTENTAÇÃO' DO MARANHÃO SE ENTREGA À PF

A ex-prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Rocha (ex-PP) se entregou na sede da Polícia Federal, em São Luís, no início da tarde desta segunda-feira (28). Ela estava foragida desde o dia 20 de agosto.

Lidiane vai responder pelos crimes de peculato, associação criminosa e fraude à licitação. Alvo da Operação Éden, ela entregou-se por volta das 13h acompanhada de advogados.

De acordo com o relatório final de indiciamento entregue pela PF no dia 17, a ex-prefeita, seu ex-namorado e ex-secretário de Articulação Política, Beto Rocha, e o ex-secretário de Agricultura Antonio Gomes da Silva sacaram R$ 300 mil sobre contratos de merenda escolar. A estimativa da PF é de que a fraude à licitação, neste caso, tenha chegado a R$ 1 milhão. A prefeita foi cassada pela Câmara de Bom Jardim no dia 4 de setembro. Ela é suspeita de desvios de verbas da merenda escolar e fraude à licitação que podem alcançar R$ 15 milhões.

TCE INICIA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO COM SALÁRIO DE ATÉ R$ 8,3 MIL

O Tribunal de Contas do RN iniciou o período de inscrições do concurso público para provimento de 16 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior, por meio do link goo.gl/2n1tro, e dúvidas: (61) 3448-0100 ou do e-mail sac@cebraspe.org.br.

Vagas para os seguintes cargos: Assessor Técnico de Informática (6 vagas, sendo uma destinada para portadores de necessidades especiais), Assessor Técnico Jurídico (3 vagas), Inspetor de Controle Externo, com as seguintes especialidades: Administração, Direito, Contabilidade ou Economia (3 vagas); Engenharia Civil (3 vagas); Tecnologia da Informação (1 vaga).

As remunerações vão de R$ 4.151,69 a R$ 8.303,37. As taxas de inscrição também variam de acordo com cargo: de R$ 90,00 a R$ 105,00. O concurso público será pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), utilizando o método Cespe de avaliação. A seleção para os cargos compreenderá as seguintes fases: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.

GOVERNO DO RN PAGA FUNCIONALISMO DIAS 29 E 30 DE SETEMBRO

O governo do Rio Grande do Norte vai pagar os salários do mês de setembro ao funcionalismo nos dias 29 e 30 próximos. No primeiro dia recebem aposentados e pensionistas, com depósitos já liberados pela manhã.

Os servidores ativos receberão o pagamento na quarta-feira (30), data da terceira parcela do Fundo de Participação dos Estados (FPE). É o nono mês consecutivo que o governo paga a folha dos servidores dentro do mês trabalhado.

De acordo com o secretário Gustavo Nogueira (Planejamento e Finanças), o pagamento “em dia é uma obrigação de qualquer Governo. E nossa responsabilidade aumenta nesse momento de crise, quando as frustrações de receitas já ultrapassam os R$ 300 milhões. Com a folha em dia não é apenas o servidor quem ganha. O funcionalismo alimenta toda uma cadeia econômica e diminui os efeitos devastadores dessa crise”, analisou.

MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL DIZ EM NATAL QUE RN RECEBERÁ ÁGUAS DA TRANSPOSIÇÃO

O ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, assegurou que o Rio Grande do Norte receberá as águas da Integração do Rio São Francisco até o fim de 2016.

Ele destacou, ao chegar à Assembleia Legislativa, que os recursos estão garantidos e os projetos em fase de conclusão.

A Construtora Queiroz Galvão, que toca as obras no trecho da Integração do Rio São Francisco na Paraíba, deverá realizar os serviços no Rio Grande do Norte. O trecho que liga a integração da Paraíba ao estado potiguar através do Rio Piranhas-Açu tem 6,5km de extensão e está orçado em R$ 150 milhões. O Governo Federal deverá fazer um aditivo contratual com a construtora para iniciar a obra.

O governador Robinson Faria destacou a união dos parlamentares em torno do tema e disse que a garantia de integração do Velho Chico é uma grande vitória dos potiguares. O ministro Gilberto Occhi apresentará o andamento do projeto e em quais níveis estão as obras. O plenário da Assembleia Legislativa está ocupado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Rio Grande do Norte. 

EMPRESÁRIOS QUESTIONAM MORO SE PRISÃO DE LULA 'É QUESTÃO DE TEMPO'

Em debate realizado, em São Paulo, quatro empresários questionaram o juiz federal Sérgio Moro, da Lava Jato, se a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2010) era uma 'questão de tempo'.

Moro assim respondeu. "Eu não falo sobre o que acontece ou não acontece na investigação para o futuro e acho que este tipo de pergunta deveria ser feita em relação a vários outros personagens tanto dentro da investigação, quanto fora da investigação. É o tipo de pergunta que não tem nem como começar a responder."

O evento reuniu cerca de 600 convidados no LIDE (Grupo de Líderes Empresariais). Lula não é investigado na Operação Lava Jato, mas antigos aliados seus, quadros históricos do PT, como José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil) e João Vaccari Neto (ex-tesoureiro do partido) foram presos por ordem de Moro.

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção e propina que teria se instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014. A força-tarefa do Ministério Público Federal sustenta que o mesmo grupo que atuou na companhia petrolífera teria alcançado seus tentáculos por outras estatais, inclusive, ministérios. Para os procuradores, a Lava Jato apura um esquema de compra de apoio político para o governo federal através de corrupção.