Páginas

11 de outubro de 2015

SURPRESA! BRASIL TEM DOIS VULCÕES E UM DELES É O MAIS VELHO DO PLANETA!

Quem frequentou a escola até a década de 2000 aprendeu sempre que o Brasil é um país de muita sorte, pois não tem terremotos, furacões e… Vulcões. Mas quem for para o colégio a partir de agora poderá ter que aprender novas coisas.

Isso porque ao contrário do que sempre foi ensinado e que também correu à boca pequena, o Brasil tem sim vulcões.

Pelo menos é o que garantem geólogos, se referindo a duas formações, encontradas uma na região Sudeste e outra na Norte. O primeiro, com existência já confirmada, é o vulcão Amazonas, que fica, é claro, na região Norte. O segundo, ainda em fase de avaliação dos geólogos, é apelidado de Nova Iguaçu. Apesar da ausência de confirmação oficial, esse último já é encarado como vulcão por diversos geólogos.

E se você acha que a existência do Amazonas é coisa recente, então está redondamente enganado. Além de existir, ele é simplesmente o vulcão mais antigo do mundo, mais velho que muitas das formações mais famosas do mundo.

O vulcão brasileiro é datado de 1,9 bilhão de anos atrás e geólogos afirmam que seu cone chegou a ter 400 metros de altura no auge de suas erupções. Hoje, dizem eles, a cratera ainda tem 22 quilômetros de diâmetro. O “vovô” vulcão fica entre os rios Tapajós e Jamanxin, em uma região formada por rochas vulcânicas que mostram a potência do monte em seu auge. A cidade habitada mais próxima do local é Itaituba, que fica no Pará.

Mas os brasileiros realmente não têm muito o que temer com os dois vulcões. Isso porque o Nova Iguaçu, que ainda nem é oficialmente um vulcão, está completamente extinto, sem possibilidade de voltar. Já seu “irmão” não entra em erupção há muitos anos e está inativo, sem qualquer resquício de que voltará a funcionar o que, é claro, pode mudar em determinado tempo da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário