Páginas

12 de outubro de 2015

AS ÁGUAS DO VELHO CHICO CHEGARÃO AO RN SEM QUE OBRAS ESTRUTURAIS ESTEJAM PRONTAS

Há 168 anos, o sertanejo potiguar anseia pela chegada da água do Rio São Francisco através da transposição, cuja primeira ideia de formatação de projeto com objetivo de mitigar os efeitos da seca no Nordeste data de 1847. Será necessário, porém, esperar ainda mais.

O Rio Grande do Norte será o último estado beneficiado no mega projeto do Governo Federal e a expectativa é de que as obras com vistas à Integração só fiquem prontas no fim de 2016. Não bastasse tanto tempo de espera, a água que dará segurança hídrica para a população das Regiões Seridó e Oeste do chegará sob o risco de que obras estruturais não estejam prontas. A Barragem de Oiticica é uma delas.

“Eu acredito que a água (da Integração do Rio São Francisco) chegue antes da conclusão de Oiticica”, confirmou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França. Isto porque, as obras da barragem estão com o ritmo mais lento, consequência da crise financeira que desestabilizou as finanças do Governo Federal que impede o repasse integral dos recursos para a manutenção de um número maior de trabalhadores no canteiro de obras.

Após conclusa, cuja previsão para tal é dezembro de 2016, ainda será necessário esperar mais seis meses para que as comportas da Barragem de Oiticica sejam fechadas. O prazo para integral disponibilização do reservatório para a população, com isto, se dará após o mês de junho de 2017. Será quando o reservatório iniciará, de fato, o processo de armazenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário