Páginas

2 de julho de 2015

VIVALDO ALERTA SOBRE BAIXA NOS RESERVATÓRIOS HÍDRICOS DO ESTADO

No dia 28 de Outubro de 2014 o deputado Vivaldo Costa (PROS) fazia um pronunciamento demonstrando sua preocupação sobre o quadro dramático nos diversos municípios do RN devido ao prolongamento da seca. O parlamentar citava os baixos índices nos reservatórios de cidades do Seridó.

“É realmente dramático este quadro que se agrava”, disse. Vivaldo externou sua preocupação também pelo fato da seca se estender nos próximos anos. “Há alguns meses os meteorologistas fizeram esta advertência através de um estudo mostrando que teremos ainda mais três anos de inverno irregular no RN”, disse.

A reserva do açude Itans, que abastece Caicó e alguns municípios, é de menos de 10% de sua capacidade. “Já tivemos praticamente cinco anos de inverno irregular e existe essa previsão de mais dois ou três anos, então o assunto é prioridade”, afirmou.

O parlamentar sugeriu a criação de uma comissão permanente para acompanhar o assunto. Seu pronunciamento foi endossado pelo colega Ezequiel Ferreira (PMDB) hoje presidente da Aassembleia. “Poderiam ser perfurados novos poços e outros colocados em funcionamento”, disse Vivaldo na época.

Quase um ano depois a população ainda espera o anúncio de medidas mais concretas por parte do governo. “Espera medidas que permitam novos investimentos, e tudo não passa de novas reuniões, debates como a que deverá acontecer no próximo sábado nas dependências da Câmara Municipal de Caicó, coordenada pelo deputado Felipe Maia. Filho do senador Agripino Maia, prá resolver absolutamente nada.

Agora o quadro é mais grave. Os agricultores estão impedidos pela ANA de realizarem irrigação em suas propriedades para garantir a alimentação de suas criações. Ao pequeno produtor a única opção que lhes resta é vender o que ainda tem para não ver morrer de fome e sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário