Páginas

1 de julho de 2015

18ª EXPONOVOS COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA EM CURRAIS NOVOS

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), realiza a partir da próxima sexta-feira (3) a 18ª Exponovos Exposição Agropecuária de Currais Novos, que acontece até domingo (5) no Parque José Bezerra de Araújo. 

O evento faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e é realizado em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) e Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc).

Quarenta currais serão instalados no parque. Na quinta-feira (2) tem início a entrada dos animais no local, a partir das 8h. Já na sexta, também a partir das 8h, começa a admissão e mensuração dos animais. Às 14h uma equipe do Idiarn realiza uma palestra sobre a raiva e logo depois, às 19h, acontece o nivelamento do torneio leiteiro de caprinos. Às 20h está marcada para acontecer a abertura oficial do evento.

No sábado, às 7h, acontece a primeira ordenha das cabras leiteiras e às 8h é a vez do julgamento de caprinos e ovinos. Às 8h30 a Emater realiza palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na parte da tarde, a partir das 14h, uma equipe da Emparn palestra sobre a alimentação do rebanho na seca. Logo depois, às 15h, é a vez do Idiarn realizar palestra sobre a cochonilha do carmim, praga que tem atingido as plantações de palma forrageira no Nordeste brasileiro. Às 19h ocorre a segunda ordenha das cabras leiteiras.

No domingo a partir das 7h acontece a terceira ordenha das cabras leiteiras e às 11h tem início a saída dos animais. O encerramento da Exponovos está previsto para acontecer às 12h.

Programação
Quinta-feira (2)
8h – Início da entrada dos animais
Sexta-feira (3)
8h – Início das atividades da 18ª Exponovos, admissão e mensuração dos animais
12h - Encerramento da entrada dos animais
14h – Idiarn – palestra sobre a Raiva
19h – Nivelamento do torneio leiteiro de caprinos
20h – Abertura oficial da 18ª Exponovos
Sábado (4)
7h – 1ª Ordenha das cabras leiteiras
8h – Início do julgamento de caprinos e ovinos
8h30 – Emater: palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)
14h – Emparn: palestra sobre a alimentação do rebanho na seca
15h – Idiarn: palestra sobre a cochonilha do carmim
19h – 2ª Ordenha das cabras leiteiras
Domingo (5)
7h – 3ª ordenha das cabras leiteiras
11h – Início da saída dos animais
12h – Encerramento da 18ª Exponovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário